Atualizado em 29/05/2023

Escola de Contas assina acordo de cooperação para integrar Rede de Escolas Judiciais e de Governo

João Gilberto/ALRN

A Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira, do Tribunal de Contas do Estado, passa a integrar, a partir desta segunda-feira (29), a Rede de Escolas Judiciais e de Governo do Rio Grande do Norte (REJUG-RN), uma articulação entre instituições públicas que tem como objetivo  proporcionar o aumento da eficiência e da eficácia da capacitação e aperfeiçoamento dos servidores e agentes públicos. O acordo de cooperação foi assinado em evento na sede da Escola da Magistratura Potiguar (ESMARN).

Sob a coordenação da diretora da ESMARN, desembargadora  Zeneide Bezerra, a Rede é formada pelas seguintes instituições: Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte Desembargador Manoel de Araújo Silva – ESMARN/TJRN; Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira - ECPSLO/TCE-RN, do Tribunal de Contas do Estado ; Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte – EALRN; Escola de Magistratura Federal do Rio Grande do Norte - ESMAFE 5ª Região; Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte Celina Guimarães Viana – EJERN; Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF/MPRN e Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte.

“A ideia de atuação em rede é um sonho coletivo que hoje está se transformando em realidade”, ressaltou a desembargadora Zeneide Bezerra, dando por fundada a Rejug. O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, destacou a expertise das escolas participantes, que acumulam conhecimento e transmitem para a sociedade, dando como exemplo o trabalho em rede executado pelos tribunais de contas de todo o País, articulados pelo Instituto Rui Barbosa. “Esta rede vai promover a coesão do conhecimento, otimizar recursos e oportunizar aprendizagem. Havia a necessidade de formalizar uma iniciativa como esta”, ressaltou.

 Com atuação conjunta, a REJUG-RN terá como compromisso a promoção da aprendizagem baseada no desenvolvimento de competências e habilidades, a valorização da diversidade e o compartilhamento de recursos humanos entre as escolas durante a execução de atividades específicas, além do compartilhamento de boas práticas entre as Partícipes. Com uma proposta de gestão colaborativa e horizontal, a coordenação da Rede funcionará alternadamente entre as escolas, sendo a Esmarn, sob a direção da Desembargadora Zeneide Bezerra, a primeira a assumir a tarefa.

Logo após a assinatura, foi realizada uma apresentação cultural a cargo do Quinteto Musical da Secretaria de Cultura de Parnamirim. Logo após, foi a vez da conferência  “Desafios e Resultados da inovação em rede”, ministrada por José Bezerra Marinho, professor formado em Direito pela UFRN, que é Consultor Organizacional com formação na Organization Development Association – ODA, em Los Angeles.