Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias

Logo Simba

Apresentação


   O Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias - SIMBA é um conjunto de processos, módulos e normas para tráfego de dados bancários entre instituições financeiras e órgãos governamentais. O projeto é uma evolução do modelo adotado pela Assessoria de Pesquisa e Análise - ASSPA, que é uma unidade vinculada ao gabinete do Procurador-Geral da República do Ministério Público Federal.

   Para realizar o encaminhamento de dados do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) ao Tribunal de Contas do RN, deverão ser utilizados os programas de validação de dados e o de transmissão de dados. O download dos sistemas, bem como as instruções de uso podem ser encontradas no site: https://asspaweb.pgr.mpf.mp.br/site/index.php/projeto-simba/sigilo-bancario-simba

Legislação Pertinente:


Dúvidas Frequentes:

1 ) Os programas Validador Bancário, Transmissor Bancário e os programas SIMBA para o CSS funcionam no browser?

Resposta: Não. Ambos devem ser instalados na máquina do usuário.

2 ) A máquina onde instalo os programas Validador Bancário, Transmissor Bancário e os programas SIMBA para o CSS precisam ter acesso à internet?

Resposta: Sim. Os programas acessam o site da ASSPA/MPF através da internet para verificar a existência de novas versões. Após isto, os dados são transmitidos ao Tribunal de Contas do RN também pela internet.

3 ) Há necessidade de configuração para acessar os sites da ASSPA/MPF e do TCE-RN?

Resposta: Sim. Como os sites funcionam com o protocolo HTTPS, o usuário deve permitir os certificados emitidos para os servidores do MPF e do TCE-RN. Além disso, deve informar no Validador Bancário e no Validador Bancário CSS os dados de configuração do proxy.

4 ) Qual endereço o sistema acessa para obter o número da versão e transmitir arquivos gerados pelo banco?

Resposta: Para obter a versão acesse o endereço https://asspaweb.pgr.mpf.mp.br. Para transmitir os dados acesse https://simba.tce.rn.gov.br/rasb/. Ambos pela porta 443.

5 ) Qual configuração a área de rede do banco deve fazer para permitir a transmissão dos arquivos gerados pelo banco?

Resposta: Liberar no firewall a transmissão de dados para o MPF e para o TCE-RN. Endereços: https://asspaweb.pgr.mpf.mp.br e https://simba.tce.rn.gov.br/rasb/. Porta: tcp 443

6 ) Posso sobrepor a instalação do programa Validador ou Transmissor?

Resposta: Não. Desinstale a versão da máquina e depois instale a nova. Por segurança, faça um backup da pasta "dadosValidador"

7 ) Eu estava utilizando a versão 1.3.2 para envio de CSS. Ela parou de funcionar. O que fazer ?

Resposta: A versão 1.3.2 foi descontinuada. Desinstale e instale os dois programas: Validador e Transmissor CCS.


Contatos:

E-mail: simba@tce.rn.gov.br
Telefone: (84) 3642-7333