Atualizado em 04/07/2024

TCE apresenta levantamento sobre a Governança na área de Tecnologia da Informação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) divulgou, nesta quarta-feira (04), o resultado de um levantamento sobre a Governança de Tecnologia da Informação (TI) no âmbito da Administração Pública Estadual. O estudo apontou os principais desafios na área de TI, como a segurança da informação e a carência de servidores de carreira nos respectivos setores.

O levantamento foi produzido pelo Núcleo de Auditoria em TI vinculado à Secretaria de Controle Externo, com o apoio da Coordenadoria de Soluções Tecnológicas para o Controle Externo (COEX), e apresentado na sessão do Pleno desta quinta-feira (04). O processo foi relatado pelo conselheiro Antonio Ed Souza Santana.

Durante o processo de levantamento, foram aplicadas 181 perguntas agrupadas em 17 grupos temáticos a 67 órgãos da administração direta e indireta, utilizando a ferramenta LimeSurvey. O questionário esteve disponível para respostas entre os dias 9 e 24 de novembro de 2023.

Os resultados mostraram uma baixa adesão às principais normas e boas práticas de governança de TI na maioria dos órgãos. O levantamento identificou várias áreas de fragilidade, incluindo a gestão de serviços de TI e a segurança da informação, onde apenas 6% dos órgãos possuem um Plano de Tecnologia da Informação vigente.  Entre os 63 órgãos que responderam o questionário, 13 apresentaram informações inconsistentes ou incompletas, comprometendo parte da análise. 

O estudo também destacou a importância de melhorar a gestão de riscos e a implementação de políticas de segurança da informação. Apenas 8 órgãos possuem uma Política de Segurança da Informação. Além disso, o resultado revelou uma predominância de vínculos de terceirização nos quadros funcionais dos órgãos participantes, o que pode comprometer o alinhamento da TI com as estratégias institucionais devido à falta de vínculo prolongado com a administração. 

O levantamento incentiva os órgãos envolvidos a implementarem melhorias com base nos dados revelados. O orçamento somado dos participantes, em 2023, perfaz R$ 366 milhões. O montante expressivo destaca a importância da correta gestão desses recursos e sua fiscalização por parte dos órgãos de controle.

Confira abaixo a íntegra do voto do relator

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