Atualizado em 28/06/2024

Antonio Ed Souza Santana é empossado no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) deu posse, em sessão especial realizada na manhã desta sexta-feira, 28/6, ao novo Conselheiro, Antonio Ed Souza Santana, que assume a vaga pertencente ao quadro de Conselheiro Substituto, aberta com a aposentadoria da Conselheira Maria Adélia Sales, em março de 2024. A solenidade foi realizada no Plenário Dinarte Mariz e contou com a presença de autoridades, convidados, membros e servidores da Corte.

Aprovado em primeiro lugar no concurso para o cargo de Conselheiro Substituto em 2016, Antonio Ed foi escolhido pela Governadora Fátima Bezerra, a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Colegiado da Corte, na qual constou em primeiro lugar na ordem de formação por critério de merecimento. Em seguida, seu nome foi aprovado, após arguição pública, pela Assembleia Legislativa. A nomeação foi publicaca pelo Diário Oficial do Estado no dia 27 de junho.

“Esta vitória não é minha isoladamente. Muitos caminharam comigo”, disse ele, em discurso emocionado após assinar o termo e fazer o juramento de compromisso de posse. O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, destacou o caráter criterioso que marcou a escolha, lembrando que o TCE vivencia um momento de reestruturação, no papel indispensável e insubstituível da democracia.

No início da solenidade, sua família foi convidada para realizar a vestimenta da toga, ocasião em que foi facultada a palavra a Everaldo Santana, irmão do empossado, que lembrou a trajetória de luta e compromisso, agradecendo em nome da família a todos que contribuíram para esta ascensão. Em seguida, foi feita uma saudação pelo conselheiro Carlos Thompson, que o empossou como Conselheiro Substituto há oito anos, quando era presidente do TCE. “Bom senso, dialogo e respeito. Ed é um articulador nato. Adotou Natal e por ela foi adotada”, ressaltou.

O procurador geral do Ministério Público de Contas, Luciano Silva Costa Ramos, lembrou a origem dos dois, baianos que se encontraram no RN, hoje se autodenominando “Soteropotiguares”. Houve ainda os discursos dos conselheiros do TCM do Rio de Janeiro, Rodrigo Nascimento, e do TCE da Bahia, Nelson Pellegrino, que destacaram o perfil profissional e também humanitário do novo Conselheiro, que veio engrandecer a Corte potiguar.

A mesa de trabalho, presidida pelo conselheiro Gilberto Jales, foi composta ainda pelos Conselheiros Paulo Roberto Alves, Poti Júnior, Carlos Thompson e Renato Costa Dias, e pelo Conselheiro Substituto Marco Montenegro, além do vice-governador Walter Alves; deputado estadual George Soares (eleito recentemente pela Assembleia Legislativa para ocupar outra vaga de Conselheiro); o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Amílcar Maia; e o Procurador-geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos.

Foram registradas ainda a presença dos conselheiros aposentados Manoel de Medeiros Brito e Adélia Sales (cuja aposentadoria abriu a vaga ao quadro de conselheiro substituto) e o deputado estadual Tomba Farias – representando a Assembleia Legislativa, o Juiz Federal Marco Bruno Miranda, o Procurador da República Fernando Rocha, entre outras autoridades.

Currículo

Baiano de Salvador, Antônio Ed é Bacharel e Mestre em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Especialista em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Brasília – UNB. Tem ainda no currículo Anticorruption Program (Parceria CGU/George Washington University, The Center Of Latin America Issues – CLAI).

O novo Conselheiro tem mais de 23 anos de serviço público. Foi Auditor Federal de Finanças e Controle Controladoria Geral da União - CGU, entre julho de 2002 e junho de 2016; Chefe-substituto da CGU - Regional/Bahia; Chefe da CGU - Regionais Amapá e Sergipe, e Coordenador-geral de Informações Estratégicas da Diretoria de Prevenção da Corrupção da CGU em Brasília. Também atuou como Analista do Banco Central do Brasil, entre julho de 2000 e julho de 2002.

No Rio Grande do Norte, coordenou o MARCCO/RN (Movimento Articulado de Combate à Corrupção), no período de 2017 a 2019. É Supervisor da Comissão de Jurisprudência do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte – CPJUR. É palestrante e instrutor em diversos eventos relacionados ao aperfeiçoamento da gestão pública, fomento à transparência e ao controle social, e prevenção e combate à corrupção.

Na área acadêmica, ainda tem no currículo: Professor visitante do Mestrado Profissional em Administração do NPGA/UFBA; Professor e Coordenador acadêmico em cursos de Pós-Graduação organizados pela FUNDACEM com certificação da UNBAHIA; Professor e Coordenador de cursos promovidos pela CGU; Professor em diversos cursos promovidos pela FUNPEC/UFRN.

Confira mais fotos da solenidadehttps://flic.kr/s/aHBqjBxdPQ