Atualizado em 29/04/2025

Corregedoria Day: Tribunal de Contas promove evento sobre saúde mental no serviço público

DCOM

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) realizará, no dia 9 de maio, por meio da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, o evento "Promoção de Saúde Mental no Tribunal de Contas e a Atuação Preventiva da Corregedoria", reunindo especialistas e profissionais para debater a importância da saúde mental no ambiente institucional.

As inscrições estão abertas no endereço da Escola de Contas: https://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Inscricoes

Organizado pela Corregedoria do TCE, o evento tem como objetivo promover a conscientização sobre os riscos psicossociais no trabalho e fortalecer a atuação preventiva da Corregedoria na criação de um ambiente organizacional mais saudável e acolhedor. A iniciativa reflete o compromisso do Tribunal com a proteção do bem-estar dos servidores e a construção de uma cultura institucional pautada na ética, na governança e na responsabilidade social.

O curso presencial, que acontecerá no auditório do TCE, das 9h às 12h, será direcionado a corregedores, membros e servidores dos Tribunais de Contas, do Judiciário e do Ministério Público, além de profissionais ligados à promoção da qualidade de vida e à saúde ocupacional no serviço público estadual.

A programação contará com duas mesas-redondas, mediadas por autoridades do Tribunal, trazendo debates sobre estratégias institucionais voltadas à promoção da saúde mental e os desafios contemporâneos que impactam o adoecimento psíquico dos trabalhadores.

Temas e especialistas

Entre os palestrantes convidados estão Tiago Gozzer Viegas (TCU), Dra. Rocelly Dayane Teotônio da Cunha Souza, Dra. Ana Karenina de Melo Arraes (UFRN) e Dra. Alda Karoline Lima da Silva (UNIRN). Os especialistas abordarão temas como programas de apoio psicológico a servidores, riscos psicossociais no trabalho e os desafios da saúde mental na atualidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 1 em cada 6 pessoas enfrenta problemas de saúde mental no trabalho. Esse quadro piorou com a pandemia de coronavírus. Embora 81% das empresas tenham aumentado o foco na saúde mental dos funcionários, 48% dos trabalhadores afirmaram, em levantamento realizado em 2022, que seu bem-estar mental piorou, e 28% relataram sentir-se infelizes no ambiente de trabalho.

Ao final do evento, espera-se que os participantes saiam com novas perspectivas sobre a importância da saúde mental e da atuação preventiva das corregedorias, contribuindo para um serviço público mais humano e eficiente. “A iniciativa do TCE reforça a necessidade de um olhar cuidadoso para o bem-estar dos servidores, promovendo ações que vão além da correção de desvios e que busquem estruturar ambientes organizacionais mais equilibrados e sustentáveis”, afirma o presidente do Tribunal, conselheiro Carlos Thompson Fernandes.