Atualizado em 27/06/2024

Antonio Ed Souza Santana toma posse como conselheiro do TCE nesta sexta-feira

Foto: Eduardo Maia / ALRN

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), Conselheiro Gilberto Jales, convocou sessão especial, na próxima sexta-feira (28/6), às 11h, no Plenário Dinarte Mariz, para dar posse ao novo Conselheiro Antonio Ed Souza Santana. A vaga pertence ao quadro de Conselheiro Substituto e estava aberta desde a aposentadoria da Conselheira Maria Adélia Sales, em março de 2024.

Conselheiro Substituto do TCE desde junho de 2016, aprovado em primeiro lugar no concurso para o cargo, Antonio Ed foi escolhido pela Governadora Fátima Bezerra, a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Colegiado da Corte, na qual constou em primeiro lugar na ordem de formação por critério de merecimento. Em seguida, seu nome foi aprovado, após arguição pública, pela Assembleia Legislativa. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, 27.

A Constituição Estadual estipula que três, das sete vagas de Conselheiro do Tribunal de Contas, sejam escolhidas pelo Governador do Estado, com aprovação da Assembleia Legislativa, sendo dois alternadamente, dentre Auditores e Membros do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, mediante lista tríplice encaminhada pelo Tribunal, segundo os critérios de antiguidade e merecimento.

Currículo

Baiano de Salvador, Antônio Ed é Bacharel e Mestre em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Especialista em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Brasília – UNB. Tem ainda no currículo Anticorruption Program (Parceria CGU/George Washington University, The Center Of Latin America Issues – CLAI).

O novo Conselheiro tem mais de 23 anos de serviço público. Foi Auditor Federal de Finanças e Controle Controladoria Geral da União - CGU, entre julho de 2002 e junho de 2016; Chefe-substituto da CGU - Regional/Bahia; Chefe da CGU - Regionais Amapá e Sergipe, e Coordenador-geral de Informações Estratégicas da Diretoria de Prevenção da Corrupção da CGU em Brasília. Também atuou como Analista do Banco Central do Brasil, entre julho de 2000 e julho de 2002.

No Rio Grande do Norte, coordenou o MARCCO/RN (Movimento Articulado de Combate à Corrupção), no período de 2017 a 2019. É Supervisor da Comissão de Jurisprudência do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte – CPJUR. É palestrante e instrutor em diversos eventos relacionados ao aperfeiçoamento da gestão pública, fomento à transparência e ao controle social, e prevenção e combate à corrupção.

Na área acadêmica, ainda tem no currículo: Professor visitante do Mestrado Profissional em Administração do NPGA/UFBA; Professor e Coordenador acadêmico em cursos de Pós-Graduação organizados pela FUNDACEM com certificação da UNBAHIA; Professor e Coordenador de cursos promovidos pela CGU; Professor em diversos cursos promovidos pela FUNPEC/UFRN.