Atualizado em 26/04/2024

Seminário discute avanços da carreira de Auditor de Controle Externo

Apesar dos desafios, a carreira do auditor de controle externo vem apresentando avanços. Este fato foi ressaltado no III Seminário de Auditoria de Controle Externo do TCE/RN, realizado nesta sexta-feira (26), evento que antecipou a celebração do Dia do Auditor, comemorado no dia 27. Foram realizadas,  no auditório do Tribunal de Contas, duas mesas-redondas focando aspectos relevantes do exercício profissional, além das mudanças que vêm ocorrendo com a implantação de iniciativas como o Marco de Medição de Desempenho dos TCs.

Os trabalhos foram iniciados com o presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE (AUDTCE/RN), Anderson Sales, parabenizando os auditores, lembrando a importância do trabalho que é executado. “O controle da administração pública está intimamente ligado ao sistema democrático de direito”, enfatizou. O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, destacou os avanços institucionais alcançados, lembrando que “falar de controle externo é falar dos anseios da sociedade". “É preciso ter efetividade, mostrar resultados”, disse, referindo-se ao monitoramento eficaz e eficiente das políticas públicas.

Logo em seguida, foi realizada a primeira mesa-redonda, com a participação do presidente Gilberto Jales; do secretário de Controle Externo do TCE, Cleyton Barbosa; e da auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Ceará, Thaisse Craveiro. Cleyton fez uma retrospectiva histórica do trabalho da auditoria. 'Eu vi uma instituição se refazer em várias áreas. A partir do Promoex, começou a se construir significativos para a trilha do controle externo', disse, lembrando do programa de modernização das cortes de contas financiado com recursos do Banco Mundial, que resultou em avanços significativos. Agora, defende um debate qualitativo sobre o modelo de auditoria executado e a necessidade do que denominou de 'maturidade processual'. A auditora do TCE do Ceará, Thaisse Craveiro, foi enfática: “Não existe atuação do Tribunal de Contas sem a participação do auditor”, relatou.

Dando continuidade à programação, foi realizada a mesa-redonda 'Processo de Controle Externo à luz dos novos critérios do Marco de Medição de Desempenho (MMD)', com a participação do presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil - ANTC, Ismar Viana, e do conselheiro da OAB/RN, Ricardo Duarte Júnior. Ismar destacou as mudanças que o setor vem passando, resultado de muito trabalho dos auditores nas mais diferentes esferas. 'Discutir estrutura é discutir processo', disse, lembrando que muitos desafios ainda se apresentam, como a questão da regularidade funcional, tema que está em pauta na categoria.

Realizado pela Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE/RN, em parceria com a Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira e a Coordenadoria de Gestão de Pessoas, o seminário foi direcionado para os auditores, mas aberto para a participação de servidores públicos em geral, agentes políticos, estudantes e cidadãos interessados na temática.