Atualizado em 15/12/2023

Selo A3P: TCE é contemplado com certificado do Ministério do Meio Ambiente pelo quarto ano seguido

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) foi contemplado mais uma vez com o selo A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) por seguir cumprindo seu papel na promoção de boas práticas, alinhando suas ações com os princípios de responsabilidade sócio-ambiental, visando um futuro sustentável. O TCE aderiu a A3P em março de 2018, desenvolvendo ações que buscam obter eficiência na atividade pública ao mesmo tempo em que promove a preservação do meio ambiente.

A A3P é um programa que busca incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da Administração Pública, através do estímulo a ações que vão desde a mudança nos investimentos, compras e contratações de serviços pelo governo, passando pela sensibilização e capacitação dos servidores pela gestão adequada dos recursos naturais utilizados e resíduos gerados, até a promoção da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. A agenda ambiental tem como princípios a política dos 5 R's: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

“Entre as diversas ações já consolidadas, estamos trabalhando o novo Plano de Logística Sustentável (PLS) com vários eixos de atuação no cumprimento de ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação. O núcleo de Sustentabilidade também está desenvolvendo o Projeto Político Pedagógico para concorrer e recuperar a Sala Verde. O Projeto Salas Verdes é uma iniciativa do Departamento de Documentação do Ministério do Meio Ambiente que consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de informação e Formação ambiental”, destacou Marília Cunha Lima, analista administrativa e coordenadora da Sustentabilidade.

No âmbito do TCE-RN, são executadas ações como a coleta seletiva de resíduos sólidos, sensibilização e capacitação de agentes públicos, campanhas educativas para economia de energia e água, redução significativa de copos descartáveis, ecofonte, doações e auditorias ambientais, entre outras.