Atualizado em 16/10/2023

Presidente do TCE participa de capacitação sobre Avaliação de Políticas Públicas promovida pelo IRB

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), conselheiro Gilberto Jales, participa do curso “Tópicos de Avaliação de Políticas Públicas para Conselheiros dos Tribunais de Contas”, realizado em parceria do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Fundação Getulio Vargas (FGV), no período de 16 a 19 de outubro,” na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP), e voltado aos Membros das Cortes de Contas de todo o país.

Presencial e imersivo, o conteúdo programático do curso proporcionará aos Ministros e Conselheiros participantes da ação mapear as características e os principais desafios das políticas públicas brasileiras, especialmente no plano do monitoramento e avaliação, possibilitando a compreensão dos diversos tipos de avaliação de processos, resultados e impacto de políticas públicas levadas adiante por governos e terceiros que as executam com recursos públicos.

A capacitação é a primeira ação executada no âmbito do Acordo de Cooperação firmado entre o IRB e a FGV com o objetivo de promover o intercâmbio e a cooperação mútua didático-científico e cultural, incluindo a realização de ações integradas, formativas, intercâmbio de conhecimento, troca de experiências com vistas à produção de conhecimento e o aprimoramento de atividade de interesse público e do controle.

Conteúdo

“As Políticas Públicas e a Importância do Monitoramento e Avaliação (M&A): Tendências recentes” foi o tema da primeira aula do curso, ministrada pela Professora Doutora Cibele Franzese, durante o turno da manhã.

À tarde, os Ministros e Conselheiros presentes no curso assistiram a aula da Professora Doutora Elize Massard da Fonseca, que abordou como conteúdo os “Tópicos de Avaliação de Políticas Públicas”.

Até quinta-feira (19), o conteúdo programático do curso ainda abordará Governança e Controle; Burocracia e a Avaliação de Políticas Públicas, e a experiência da Avaliação de Políticas Públicas nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e programa de transferência de renda.

Informações do IRB.