Atualizado em 05/10/2023

TCE participa de workshop sobre planejamento estratégico na Secretaria de Educação de Natal

Foto: Manoel Barbosa/SME Natal

A Secretaria Municipal de Educação de Natal, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), está realizando um Workshop de três dias, entre 4 e 6 de outubro, para a construção do Planejamento Estratégico da SME para os próximos sete anos, de 2024 até 2030. O encontro reúne os servidores e técnicos da SME e colegiados, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

O workshop é conduzido pelo consultor jurídico, César Gláucio Torquato Reginaldo, e pelo auditor de controle externo, Alexandre Luiz Galvão Damasceno, ambos do TCE/RN. Na ocasião, Torquato ressaltou que Planejamento é a base de tudo, que segundo ele, todos os órgãos devem está muito bem planejado, porém reconhece que é trabalhoso de fazer. "Vamos realizar oficinas para vocês apontarem os principais problemas e soluções da Secretaria Municipal de Educação do Natal", reforçou.

No primeiro dia de workshop, os representantes do TCE-RN explicaram sobre a importância do Planejamento Estratégico, falaram sobre identidade institucional, e a lógica do modelo de planejamento, com três etapas. Segundo Gláucio Torquato, na primeira etapa, os atores da Educação vão contribuir para definir os conceitos de Missão (O que fazemos e por que existimos?), a Visão de Futuro (O que queremos ser?) e os Valores para o órgão (O que importa para nós?).

"A educação tem muitos indicadores, porém precisamos saber quais aderem a nossa realidade atual ou daqui a cinco anos, por exemplo. Hoje, iremos definir esses três conceitos, que é a identidade institucional da SME e na segunda etapa vamos falar sobre o Mapa Estratégico, com tradução, foco e alinhamento", afirmou.

Participando do workshop, o secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes de Sousa Neto, afirmou que será mais uma porta para modernizar a Educação, através do planejamento estratégico. "A ideia é difundir e modernizar as nossas normas, com base em tudo que já temos sobre planejamento, vamos somar com o TCE para modernizar, montando os nossos eixos. Não podemos esquecer que estamos montando a nossa base, com pensamentos, posições  e cenários diversos", ressaltou Fernandes.

Texto: SME/Natal