Atualizado em 28/05/2024

Instituições formalizam adesão da Escola de Governo à REJUG-RN

Às vésperas de completar um ano da sua criação, a Rede de Escolas Judiciais e de Governo do Rio Grande do Norte (REJUG-RN), integrada por sete instituições, ganhou o reforço da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. O termo de adesão foi assinado entre o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Gilberto Jales, e o secretário de Administração do Estado, Pedro Lopes de Araújo Neto, com anuência dos demais representantes da articulação, numa reunião nesta terça-feira (28/05) pela manhã, na sede do TCE.

“A Rejug veio para unir esforços, buscando capacitar à gestão pública. Agora vai ter mais capilaridade com a integração da Escola do Governo”, pontuou o presidente do Tribunal de Contas, que recebeu os demais integrantes da rede na sala de reuniões da Presidência. “Integrar uma rede como esta é muito importante por possibilitar uma troca de vantagens, como espaço físico, facilitadores e formação, entregando mais e melhores serviços públicos de qualidade para a sociedade”, afirmou o secretário Pedro Lopes.

A desembargadora aposentada Zeneide Bezerra, idealizadora da Rede, também participou a reunião e comemorou a adesão da Escola de Governo. “É uma alegria muito grande estar aqui e presenciar este entusiasmo. Vamos para frente de mãos dadas”. Jpá o atual coordenador da Rede, André Almeida, que também coordena a Escola de Contas, disse que, pela capilaridade da Escola do Governo, vai se elevar o nível do serviço ofertado. “Esta adesão é muito significativa”, ressaltou.

Ainda participaram da reunião o diretor da Escola da Assembleia, José Bezerra Marinho; o subsecretário de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, Carlos José Cerveira; a diretora de capacitação da Escola de Governo, Selma Maria de Medeiros; o secretario da Escola Judicial, Haroldo Helinski Holanda; e a chefe de gabinete da presidência do TCE, Teresa Diógenes.

Além da Escola Professor Severino Lopes de Oliveira, do Tribunal de Contas, atualmente na coordenação, a REJUG é formada pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte Desembargador Manoel de Araújo Silva – ESMARN/TJRN; Escola da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte – EALRN; Escola de Magistratura Federal do Rio Grande do Norte - ESMAFE 5ª Região; Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte Celina Guimarães Viana – EJERN; Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF/MPRN e Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte.

Lançada num evento realizado na Esmarn em 29 de maio de 2023, a Rejug é uma articulação entre instituições públicas que tem como objetivo  proporcionar o aumento da eficiência e da eficácia da capacitação e aperfeiçoamento dos servidores e agentes públicos no Rio Grande do Norte. Fundada em 2007, a Escola do Governo tem como objetivo promover a valorização e o desenvolvimento do servidor público estadual, por meio de um programa permanente de capacitação, elevando o nível de qualidade dos serviços prestados ao cidadão, adequando-os aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público.