Atualizado em 04/04/2024

TCE e IMD formalizam renovação de programa para quinta turma de Residência em TI

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) formalizaram nesta quinta-feira (4/4) a renovação da parceria com vistas à formação da quinta turma do programa de Residência em Tecnologia da Informação (TI).

A continuidade do programa foi oficializada durante reunião realizada na sede do TCE com representantes das duas instituições. O documento foi assinado pelo presidente da Corte, conselheiro Gilberto Jales, e pelo diretor-geral do IMD, José Ivonildo do Rêgo.

“Essas turmas têm deixado um legado importante para o TCE. Nós ficamos muito satisfeitos com a renovação da parceria e o início da quinta turma. Que venham muito mais”, afirmou Jales.

Ivonildo Rêgo ressaltou o empenho do Tribunal de Contas em manter o programa. “O sucesso está exatamente em todo o cuidado que o Tribunal de Contas tem tido em garantir a continuidade”, disse.

Também participaram da reunião a chefe de Gabinete da Presidência do TCE, Teresa Diógenes; o secretário geral, Ricardo Câmara; e o diretor de Informática, Vinícius Brito. Pelo IMD, Marcel Vinicius Medeiros Oliveira, coordenador dos Cursos Técnicos e da Residência em TI no TCE/RN; e Jair Leite, diretor de projetos.

SELEÇÃO

São oferecidas 14 vagas para residentes, que receberão bolsas de estudos mensal no valor de R$ 2 mil. Os aprovados vão atuar em atividades nas áreas de Desenvolvimento de Software, cujas tarefas serão executadas no formato híbrido. Os candidatos poderão realizar as inscrições entre os dias 1º e 21 de abril, através do formulário disponível no SIGAA/Gov.br. A Residência em TI se constitui em uma pós-graduação lato sensu.

Regido pelo  Edital nº 001/2024, o processo seletivo requer do candidato diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou ser estudante na condição de concluinte.

Uma vez aprovados, os novos residentes vão atuar segundo uma carga horária semanal de 30h. Além das atividades práticas, que serão executadas presencialmente, a formação inclui as aulas teóricas, de forma remota, ministradas por professores da UFRN.

O processo de seleção consiste em cinco etapas: homologação das inscrições, prova de conhecimentos específicos, prova prática, heteroidentificação e resultado final. O resultado final da seleção será divulgado no dia 22 de maio, por meio do  site do IMD, na seção de “Editais”. As atividades da pós-graduação estão previstas para começarem, em aula inaugural, no dia 3 de junho.