Atualizado em 21/03/2024

Presidente do TCE debate desertificação do semiárido brasileiro em congresso internacional na Espanha

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), conselheiro Gilberto Jales, levou a temática da desertificação no semi-árido brasileiro ao V Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção, realizado em Salamanca, na Espanha, entre os dias 18 e 21 de março.

Nesta quinta-feira, Jales participou da mesa Controle Externo e Cidadania, com a palestra “A desertificação do semi-árido do Brasil: impactos sobre o bioma Caatinga. A atuação dos Tribunais de Contas”, gerando questionamento e debate sobre o tema que vem sendo pauta de atuação dos Tribunais de Contas.

“Foi muito boa a repercussão da nossa fala, tanto que o sistema dos Tribunais de Contas já planeja fazer um evento no Brasil para discutir o tema. Houve muitos questionamentos, pois é um assunto palpitante que envolve o meio-ambiente”, afirmou o presidente, ressaltando a importância do congresso. “Muito bom o evento, excelente. A própria troca de experiência com os tribunais internacionais enriquece o debate, sobretudo com temas como esse que trouxemos.”

O evento, que reuniu membros das Instituições de Controle Externo e Tribunais de Contas do Brasil, Portugal e Espanha, ofereceu um espaço vital para a discussão de temas como fiscalização, valores democráticos e tecnologia aplicada à gestão pública. Sob a direção dos acadêmicos Dr. Antônio Arias Rodríguez e Dr. Sebastião Helvécio Ramos de Castro, o congresso proporciona um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre os participantes.