Atualizado em 04/03/2024

Ouvidoria Day: TCE celebra Dia do Ouvidor com evento sobre controle social e transparência

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) realiza, no próximo dia 15 de março, mais uma edição do Ouvidoria Day, evento que celebra a importância das ouvidorias como instrumento de controle social e sua contribuição para o fortalecimento da gestão pública. Essa edição terá como tema “As Ouvidorias Públicas e o Fomento ao Controle Social e à Transparência Pública”. O evento é alusivo ao Dia Nacional do Ouvidor, comemorado anualmente no dia 16 de março.

O Ouvidoria Day será realizado em formato presencial, das 09h às 12h, do dia 15 de março, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, com transmissão pelo YouTube (https://www.youtube.com/@TCERN_oficial). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas a partir do seguinte link: https://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Inscricoes#gsc.tab=0. A realização é da Ouvidoria em parceria com a Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira.

O uso da Linguagem Simples será um dos temas abordados no evento, apresentado pela diretora de comunicação do Tribunal de Contas de Goiás, Heloísa Rodrigues de Lima. Ela abordará tópicos como os 12 princípios da comunicação pública, a Nota Recomendatória 04/2023 da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), que recomenda a adoção da linguagem simples em todos os TCs, entre outros.

A coordenadora Técnica da Ouvidoria de Contas do TCE-RN, Ana Eleonora de Carvalho Freire, também apresentará uma palestra com o tema “A Ouvidoria Pública ouve ou escuta?”, onde será discutido o papel das ouvidorias como instrumento de controle social.

O Ouvidoria Day é promovido pelo Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do Instituto Rui Barbosa (IRB). São realizados eventos para ressaltar o papel das ouvidorias em todos os tribunais de contas do País. Os dias 14 e 15 de março foram escolhidos pelos integrantes do Comitê como datas para realização do “Ouvidoria Day”, que neste ano trabalhará as temáticas: Controle Social, Transparência Pública e Fomento às Ouvidorias nos entes Jurisdicionados.