Atualizado em 21/02/2024

Conselheiros do TCE-RN tomam posse em novas diretorias da Atricon e do IRB em Brasília

Em cerimônia com a presença de 300 pessoas no Auditório Ministro Pereira Lira, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, a Diretoria da Atricon para o biênio 2024-2025 foi empossada na tarde desta terça-feira (20). Na ocasião, o conselheiro Edilson de Sousa Silva, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), assumiu a presidência da entidade. Pela manhã, houve a posse da nova diretoria do Instituto Rui Barbosa, com a recondução à presidência do conselheiro Edilberto Pontes, do TCE-CE.

Representando o TCE-RN, estavam presentes o presidente, conselheiro Gilberto Jales, que foi reconduzido à presidência do Comitê Técnico de Corregedorias, Ouvidorias, Controles Interno e Social do IRB e à Diretoria de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos da Atricon; o conselheiro Carlos Thompson, reconduzido ao Conselho Fiscal do IRB; e o conselheiro substituto Antônio Ed Santana.

Já empossado, o novo presidente da Atricon, Edilson de Sousa Silva, disse assumir, publicamente, a responsabilidade de conduzir os trabalhos que se seguirão pelo próximo biênio e citou a palavra “inovação” como uma das diretrizes de sua gestão. “As sofisticações que elas (inteligência artificial e a criptoeconomia) têm promovido e promoverão num curto espaço de tempo, inclusive quanto aos ilícitos, é o ponto de toque que traz de forma implacável o futuro para o presente, como um desafio a ser enfrentado por todos nós”, afirmou.

Em sua fala, o presidente da Atricon na gestão 2022-2023, conselheiro Cezar Miola, falou sobre a história e o papel da entidade ao longo dos mais de 30 anos. “Esta entidade busca conectar os Tribunais de Contas distribuídos por um país continental. São três décadas de construção institucional e de amadurecimento. E de compromisso com uma administração pública proba, realizadora, eficiente e eficaz”, ressaltou. 

O agora ex-presidente da Atricon também falou sobre iniciativas lideradas pela entidade ao longo dos últimos anos, como a Operação Educação, o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e o Projeto Comunica, que tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Com grande alegria e entusiasmo, assumo a responsabilidade de liderar o Instituto Rui Barbosa mais uma vez pelos próximos dois anos. O IRB, a Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas Brasileiros, completou 50 anos em 2023, é a entidade mais antiga que congrega os Tribunais de Contas no Brasil”, declarou o Presidente reeleito da Instituição, Conselheiro Edilberto Pontes, em seu discurso de posse para um público que lotou o espaço do evento.

Além de presidir o IRB, Edilberto Pontes é, também, Corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), e na continuidade do seu discurso, relembrou sua trajetória acadêmica e profissional fazendo um paralelo à conjuntura político-econômica do país ao longo das últimas três décadas.

“O Brasil é certamente um país muito melhor do que 30 anos atrás. A inflação em 2023 foi menos de 5%. A democracia tem resistido firme aos solavancos dos que sonham com ditadura. A sociedade civil pujante, ativa se mobiliza pela democracia, as instituições estão firmes, mostrando que o grito de Ulisses Guimarães corre nas veias do povo brasileiro: Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. Amaldiçoamos a tirania onde quer que ela desgrace homens e nações’”, declarou.

Informações da Atricon e IRB