Atualizado em 08/12/2023

Escola de Contas finaliza mais um ciclo do projeto Redesenhando a Gestão Pública

A Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira finalizou nesta quinta-feira (07) a terceira e última etapa do projeto "Redesenhando a Gestão Pública - do Planejamento ao Controle", relativa ao ciclo de 2023. A proposta é capacitar os participantes, designados pelas prefeituras contempladas, para a construção da identidade organizacional e o referencial estratégico institucional, que consistem basicamente na escolha do destino pretendido pelo órgão para os próximos 07 anos, de 2024 a 2030.

O projeto é direcionado aos jurisdicionados, neste ciclo atendendo aos municípios de Ceará-Mirim, Currais Novos, João Câmara, Lagoa Nova, Nova Cruz, Parelhas, Poço Branco, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante e Touros. A primeira etapa da capacitação foi realizada em outubro, com apresentação e discussão do tema “identidade institucional e referencial estratégico”, apresentados pelos técnicos Gláucio Torquato, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas e Ricardo Villaça, da Assessoria de Planejamento e Gestão, na sala de treinamento do COJE/TRE-RN.

A segunda etapa, no período de 07 a 09 de novembro, abordou “Indicadores e Iniciativas (Plano de Diretrizes)”; e a terceira, agora em dezembro, teve como tema “Ações Institucionais (Plano de Ação)”; ambas foram intermediadas pelos técnicos Gláucio Torquato e Alexandre Luiz Galvão Damasceno, auditor de Controle Externo.

A proposta de colaborar na implementação da cultura do planejamento nas prefeituras do Rio Grande do Norte é uma prática que vem sendo executada pelo Tribunal de Contas na busca de uma melhor eficiência na administração pública. Antes desse ciclo, já haviam sido realizados treinamentos nos municípios de Mossoró, Parnamirim, São José de Mipibu, Bom Jesus, Portalegre e Jardim do Seridó, em 2019, e Apodi, Martins, Caicó, Pau dos Ferros, Cruzeta e Macaíba, em 2020.