Atualizado em 28/11/2023

Tribunal de Contas emite nota de pesar pelo falecimento de Padre Sátiro

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, aos 93 anos, ocorrido na última segunda-feira (27), em Mossoró, onde também foi velado e sepultado nesta terça-feira, 28.

Padre Sátiro deixa um vasto legado em quase 70 anos de vida sacerdotal e educacional. Ele foi por décadas diretor do Colégio Diocesano de Santa Luzia, onde permaneceu até a sua morte como diretor emérito.

Natural de Pau dos Ferros, mudou-se ainda criança para Mossoró, onde trilhou sua carreira sacerdotal e educacional, exercendo forte influência na sociedade local.

Em 2014, foi agraciado pelo TCE com a Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz, honraria proposta e entregue pelo conselheiro Gilberto Jales, atual presidente da Corte.

Na área educacional, Padre Sátiro destaca-se por ser um dos criadores da Faculdade Católica do RN, da Fundação Socioeducativa do RN, do Mosteiro Santa Clara, FM 105. Também foi um dos que encabeçaram a luta pela estadualização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Consternados com a perda de um filho ilustre da Igreja e do Estado do Rio Grande do Norte, o Tribunal de Contas presta condolências aos familiares e se associa à legião de amigos e fiéis na solidariedade neste momento de saudade. Que Deus o receba em sua infinita bondade.