Atualizado em 11/10/2023

Projeto Redesenhando a Gestão Pública é retomado com capacitação sobre planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma iniciativa fundamental para uma boa gestão pública. É neste aspecto que o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) retomou o projeto "Redesenhando a Gestão Pública - do Planejamento ao Controle", direcionado aos jurisdicionados, desta feita atendendo aos municípios de Ceará-Mirim, Currais Novos, João Câmara, Lagoa Nova, Nova Cruz, Parelhas, Poço Branco, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante e Touros.

A primeira etapa da capacitação foi finalizada nesta quarta-feira, (11), com apresentação e discussão do tema “identidade institucional e referencial estratégico”, apresentados pelos técnicos Gláucio Torquato, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas e Ricardo Villaça, da Assessoria de Planejamento e Gestão, na sala de treinamento do COJE/TRE-RN. Os encontros foram iniciados na última segunda-feira (09)

O encontro foi aberto pelo presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, enfatizando a importância da capacitação, contribuindo assim para a profissionalização da gestão pública, seguida pelas boas vindas aos participantes, a cargo do coordenador da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, André Gustavo Almeida. A proposta é capacitar os participantes, designados pelas prefeituras contempladas, para a construção da identidade organizacional e o referencial estratégico institucional, que consistem basicamente na escolha do destino pretendido pelo órgão para os próximos 07 (sete) anos, de 2024 a 2030.

Ainda estão previstas mais duas etapas. A segunda, no período de 07 a 09/11 , abordará “Indicadores e Iniciativas (Plano de Diretrizes)” e a terceira, de 29 a 30/11 , “ Ações Institucionais (Plano de Ação)”, ambas intermediadas por Gláucio Torquato e pelo auditor de controle externo, Alexandre Luiz Galvão Damasceno.

A proposta de colaborar na implementação da cultura do planejamento nas prefeituras do Rio Grande do Norte é uma prática que vem sendo executada pelo Tribunal de Contas na busca de uma melhor eficiência na administração pública. Já foram realizados treinamentos nos municípios de Mossoró, Parnamirim, São José de Mipibu, Bom Jesus, Portalegre e Jardim do Seridó, em 2019, e Apodi, Martins, Caicó, Pau dos Ferros, Cruzeta e Macaíba, em 2020.