Atualizado em 24/08/2023

Equipe de servidores do TCE realiza visita técnica ao Tribunal de Contas de Minas Gerais

Foto: Daniele Fernandes

O Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) recebeu a vista de uma equipe de servidores do TCE do Rio Grande do Norte com o objetivo de trocar experiências na área de Gestão de Pessoas, nos dias 23 e 24 de agosto. Os analistas potiguares foram recebidos pelo presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz.

“Nós ficamos honrados em receber delegações de outros tribunais”, afirmou Diniz. O presidente ressaltou a importância de trocar experiências sobre Gestão de Pessoas, porque é um tema estratégico para qualquer instituição.

Entre outras ações, o principal projeto que atraiu os visitantes foi o Programa Aprendendo a Recomeçar, o PAR. Criado em 2013 para orientar servidores em situação de pré-aposentadoria para as novas perspectivas de aproveitamento de potencial produtivo, o programa também promove a reflexão e o planejamento para a nova etapa da vida.

O secretário geral do TCE-RN, Ricardo Câmara, contou que o principal projeto que atraiu a visita foi o programa de preparação para a aposentadoria. “Nós temos um número bastante elevado de servidores que já cumpriram os requisitos para aposentadoria, em abono de permanência”, disse Câmara.

O coordenador de Gestão de Pessoas do TCE-RN, Gláucio Torquato, parabenizou o TCE mineiro pelo trabalho desenvolvido.

Além do PAR, os servidores também trocaram ideia com os técnicos do TCE mineiro sobre o trabalho de Avaliação de Perfil de Funcionários, com foco em Teletrabalho, em novos servidores e em mudança de lotação; sobre o mapeamento de competência e dimensionamento da força de trabalho; sobre educação corporativa, que previlegia habilidades técnicas dos servidores e funcionários a partir das características dos trabalhadores; e também sobre o Sistema Integrado de Gestão de Pessoas e Folhas de Pagamento Adotado pelo TCEMG, o SIGESP.

Os servidores do TCE RN ainda conheceram as dependências do Tribunal de Contas de Minas.

Texto: Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação do TCE-MG.