Atualizado em 21/08/2023

Trilha de Aprendizagem: Escola de Contas lança série de cursos sobre uso de ferramentas do TCE

A Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, unidade educacional do TCE/RN, lançou nesta segunda-feira (21/08) a Trilha de Aprendizagem em Ferramentas Eletrônicas, uma estratégia pedagógica para prover competências técnicas aos servidores e demais colaboradores dos órgãos jurisdicionados do Estado no que diz respeito ao uso adequado das ferramentas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal.

A Trilha de Aprendizagem em Ferramentas Eletrônicas será composta por 5 módulos que serão disponibilizados mensalmente, iniciando no mês de agosto com Módulo I: SIAI Obras, já disponibilizado no sistema. Os módulos são independentes e podem ser cursados conforme necessidade do participante, conferindo autonomia ao processo de formação.

A Escola de Contas disponibiliza cursos autoinstrucionais, oferecidos à distância (EaD), por meio do seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), permitindo que qualquer agente público interessado se inscreva e faça o curso online no seu ritmo (dentro do prazo estabelecido), de onde estiver. A qualificação é dirigida especialmente aos servidores e demais colaboradores dos órgãos jurisdicionados que utilizam as ferramentas eletrônicas para enviarem informações ao TCE/RN.

Para se inscrever nos cursos o participante terá que realizar primeiramente um cadastro no AVA, por meio deste link: https://ava.tce.rn.gov.br/. Para aqueles que tiverem dificuldade no cadastro, segue o tutorial para realizar o procedimento: https://me-qr.com/l/tutorialAVA.

TRILHA DE APRENDIZAGEM

Uma trilha de aprendizagem é o conjunto sistemático e contínuo de atividades que desenvolvem competências técnicas e comportamentais por meio de caminhos alternativos e flexíveis para o desenvolvimento pessoal e profissional, que se ajustam às necessidades e aptidões dos próprios usuários. A sua principal característica é fazer com que o aprendizado aconteça de maneira contínua e em longo prazo, além de conscientizar o usuário sobre as etapas que terá que percorrer para trabalhar e assimilar o conteúdo.

Confira o cronograma de disponibilização:

  • Módulo I: SIAI Obras, Já disponível. Clique no link https://ava.tce.rn.gov.br/ e se inscreva.
  • Módulo II: Portal do Gestor, disponível em setembro.
  • Módulo III: SIAI Concursos, disponível em outubro.
  • Módulo IV: SIAI Fiscal, disponível em novembro.
  • Módulo V: Protocolo Eletrônico, disponível em dezembro.