Atualizado em 07/08/2023

Presidente do TCE participa de reunião da comissão de atualização do MMD-TC em Brasília

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Gilberto Jales, participou em Brasília da reunião para definir ações de aperfeiçoamento para os 25 indicadores do Marco de Medição de Desempenho dos TCs. Durante dois dias, 37 auditores públicos e membros dos Tribunais de Contas estiveram envolvidos nas atividades, que foram realizadas nestas quinta (3) e sexta-feira (4), na sede do Tribunal de Contas do Distrito Federal.

De acordo com o coordenador-geral do projeto, Sebastião Carlos Ranna de Macedo, a atualização dos critérios permite tornar a metodologia mais objetiva e ágil, sem reduzir os escopos analisados. “Nesses dois dias de uma verdadeira imersão, conseguimos atingir essas metas”, disse.

O coordenador técnico do MMD-TC, Edilson de Sousa Silva, enfatizou a relevância dos processos de atualização do projeto para que a avaliação seja capaz de identificar de forma detalhada e atual a forma de atuação dos órgãos de controle e, assim, permanecer como um instrumento de estímulo ao aperfeiçoamento constante dos TCs.   

Para o presidente da Atricon, Cezar Miola, a trajetória de uma década das análises têm contribuído para avanços na vida administrativa e na atuação fiscalizadora dos órgãos de controle. “O MMD-TC é um projeto prioritário e estratégico da entidade e tem recebido investimentos e apoio dos Tribunais de Contas para que seja aprimorado cada vez mais”, enfatizou.

As sugestões de melhorias foram apresentadas pelos integrantes dos quatro grupo de trabalhos designados para as atividades. A partir dessa etapa, as propostas serão submetidas à avaliação do Comitê Executivo, com o acompanhamento da Fundação Vanzolini, da Comissão de Coordenação Geral do MMD-TC e, por fim, da Direção Atricon.

Atuante nos debates durante os dois dias, o também coordenador técnico do Marco de Medição, Gilberto Jales, ressaltou que o encontro oportunizou o aprofundamento das discussões dos GTs, o alinhamento das propostas e um melhor planejamento das ações que serão empreendidas nos próximos ciclos do MMD-TC.

Promovido pela Atricon, o Marco de Medição de Desempenho é o principal instrumento de avaliação dos Tribunais de Contas. A iniciativa tem como finalidade identificar pontos fortes e oportunidades de melhorias nas rotinas administrativas, de fiscalização e julgadoras dos órgãos de controle, além de dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas.

Com informações da Atricon