Atualizado em 23/06/2023

Projeto Sexta de Contas retoma ciclo de palestras com resultados da Operação Educação no RN

Divulgar de forma ampla os resultados da “Operação Educação”, ação fiscalizatória ordenada desencadeada pelos tribunais de contas em todo o País, com destaque para os resultados alcançados no Rio Grande do Norte, a fim de fomentar no público-alvo uma postura ativa no tocante à participação cidadã qualificada. Esta é a proposta da primeira Sexta de Contas do ano, projeto que chega a sua 15ª edição, fruto de uma parceria entre Ouvidoria e Escola de Contas, e será retomado dia 07 de julho, a partir das 10h, no auditório do TCE-RN, com objetivo de disseminar informações de forma a estimular o exercício do controle social.

As inscrições para a 15ª Sexta de Contas estão abertas neste link: http://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Inscricoes#gsc.tab=0

O conteúdo será apresentado pelo secretário de Controle Externo do TCE, Cleyton Marcelo Medeiros Barbosa. Ele vai falar sobre o arranjo metodológico e operacional da fiscalização realizada nas escolas das redes municipais do Rio Grande do Norte, quanto à infraestrutura, além de disseminar as informações referidas em uma linguagem acessível a todos os potenciais usuários dos resultados obtidos a partir da ação fiscalizatória, oportunizando a qualificação do controle social. O evento é direcionado para membros e servidores do TCE-RN, jurisdicionados, membros dos Poderes Legislativos Municipais, membros dos Conselhos Municipais de educação, estudantes, servidores públicos e sociedade em geral.

A programação será aberta pelo presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, seguido pelo conselheiro-ouvidor, Carlos Thompson Costa Fernandes, e pelo diretor da Escola de Contas, conselheiro Tarcísio Costa. Na ocasião, além da apresentação dos resultados da “Operação Educação”, pretende-se apresentar o modelo metodológico de fiscalização que pode ser adotado por instituições de controle da Administração com o objetivo de avaliação da rede municipal de educação quanto à infraestrutura. A Operação Educação foi desencadeada em todo o País, no mês de março. No Rio Grande do Norte, promoveu a análise das condições de infraestrutura de escolas das redes municipais dos 19 municípios potiguares priorizados, por meio de levantamento sobre as condições de funcionamento de 30 escolas selecionadas, com a realização de visitas presenciais dos auditores do Tribunal às unidades de ensino.