Atualizado em 22/05/2023

Escola de Contas integrará Rede de Escolas Judiciais e de Governo do RN para atuação conjunta

A Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, do Tribunal de Contas do Estado, integrará a Rede de Escolas Judiciais e de Governo do Rio Grande do Norte (REJUG-RN), que será lançada no próximo dia 29 de maio e vai reunir escolas e centros de estudos de instituições públicas do Estado. O lançamento acontecerá na sede da Escola da Magistratura do RN, às 17h.  

O objetivo geral da Rede de Escolas Jurídicas e de Governo é proporcionar o aumento da eficiência e da eficácia da formação, capacitação e contínuo aperfeiçoamento dosservidores e agentes públicos, incentivando trabalhos em parceria, bem como colaborações e intercâmbios de experiências.

O evento que marcará a formalização da criação desta estrutura contará com a conferência do professor José Bezerra Marinho, que abordará o tema “Desafios e Resultados da Inovação em Rede”. O convidado possui formação em Direito pela UFRN, tendo passado por cursos em instituições educativas na Califórnia (EUA) e em Genebra (Suíça), e é Consultor Organizacional com formação na Organization Development Association – ODA, em Los Angeles, entre outras diversas atuações, como dois mandatos de Deputado Federal e como secretário de Estado.  

Quem faz parte da Rede e quais serviços

Com atuação conjunta, a REJUG-RN terá como compromisso a promoção da aprendizagem baseada no desenvolvimento de competências e habilidades, a valorização da diversidade e o compartilhamento de recursos humanos entre as escolas durante a execução de atividades específicas, além do compartilhamento de boas práticas entre as Partícipes. Com uma proposta de gestão colaborativa e horizontal, a coordenação da Rede funcionará alternadamente entre as escolas, sendo a Esmarn, sob a direção da Desembargadora Zeneide Bezerra, a primeira a assumir a tarefa. 

Com esta formatação da rede, um dos principais ganhos para os servidores públicos dos poderes é a ampliação da oferta em cursos e atividades para servidores e agentes públicos, como participantes de atividades de capacitação, aperfeiçoamento e de formação continuada promovidas pelas escolas. Também amplia-se o potencial para a promoção de estudos, pesquisas, projetos e trabalhos conjuntos, visando à superação dos desafios e a satisfação das necessidades de interesse comum das instituições participantes da rede.

Firmam o Acordo de Cooperação Acadêmica, Científica e Técnica as seguintes instituições: Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte Desembargador Manoel de Araújo Silva – ESMARN;  Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira - ECPSLO/TCE-RN, do Tribunal de Contas do Estado; Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte – EALRN;  Escola de Magistratura Federal do Rio Grande do Norte - ESMAFE 5ª Região; Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte Celina Guimarães Viana – EJERN; Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF e  Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte.

SERVIÇO

Lançamento da REJUG-RN

Dia: 29 de maio de 2023

Horário: 17h

Local: Sede da ESMARN – Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, nº 151, Candelária.