Atualizado em 02/05/2023

Corregedoria lança nova cartilha em comemoração ao Dia Nacional da Ética

Em comemoração ao Dia Nacional da Ética, celebrado em 2 de maio, o Tribunal de Contas do Estado, por meio da Corregedoria, promove o lançamento virtual da “Cartilha de Conduta e Ética”, direcionada a membros e servidores, com objetivo de orientar os atos de todos que desempenham atividades e prestam serviços em nome da organização, enfatizando, em especial, os princípios e valores que norteiam a missão e o trabalho do TCE/RN. Através de material publicitário, será disseminado material gráfico com QR Codes dando acesso à cartilha, além das resoluções que instituem os códigos de ética direcionados especificamente para membros e servidores.

Define-se como Ética profissional, segundo a cartilha, o conjunto de normas de conduta e de deveres funcionais recomendados aos profissionais de determinada instituição, seja ela de caráter público ou privado. Assim, representa um mapa de valores que funciona como referencial para orientar as ações e as decisões de todos aqueles que fazem parte da entidade, independentemente da função que exerçam. Têm como finalidade assegurar que sejam respeitados o compromisso moral e os padrões de qualidade no comportamento social e profissional, tanto na vida pública como na particular, visando o atendimento cordial e a defesa da imagem da instituição e dos serviços prestados.

Com a divulgação da cartilha, busca-se reforçar os compromissos com os princípios éticos no ambiente de trabalho, com o desenvolvimento igualitário e solidário e com o alinhamento da gestão à integridade profissional e ao interesse público. Sendo assim, a leitura, compreensão e aplicação do referido documento torna-se recomendável como forma não apenas de difundir ainda mais os direitos, deveres e vedações dos servidores do TCE, mas também como forma de fomentar, ainda mais, um ambiente de trabalho saudável, ético, digno e realizador, ressaltando que a qualidade dos serviços prestados, assim como o comportamento e atuação do servidor, contribui para a credibilidade da instituição.

A cartilha pode ser acessada neste link: https://drive.google.com/file/d/1CgwGwh8XSUwhi2lEZu8WunUjo1ANRIaZ/view

Assédio Não

No âmbito nacional, capitaneado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em parceria com o Instituto Rui Barbosa, o 02 de maio será marcado pela realização da Corregedoria Day, evento online discutindo o tema “Ética Sim, Assédio Não”, direcionado a membros e servidores dos tribunais de contas de todo o país, com transmissão pelo canal do órgão no You Tube, com abertura a partir das 09h. As inscrições podem ser feitas no portal da Escola de Gestão Pública do TCE-PR.

Após a abertura, a programação prosseguirá às 10h com a palestra “Comunicação não Violenta” a jornalista e mestre em Neurocomunicação Juliana Karan. À tarde, das 14h às 15h30, o conselheiro Durval Ângelo Andrade e a analista de controle externo Flávia Ávila Teixeira, ambos do TCE de Minas Gerais, farão a apresentação da Cartilha de Conscientização e Combate aos Assédios Moral e Sexual nos Tribunais de Contas. O evento será encerrado com a apresentação das ações de combate ao assédio implantadas pelo Governo do Estado do Paraná, das 15h30 às 16h30, pelo ouvidor-geral, Yohhan Garcia de Souza, e pelo coordenador de Integridade e Compliance do governo estadual, Paulo Aguiar Palacios.