Atualizado em 30/05/2022

Indicadores pós-crise pandêmica são apresentados em evento de treinamento dos Tribunais de Contas

O encerramento da capacitação do Marco de Medição dos Tribunais de Contas (MMD-TC), ocorrido na última sexta-feira (27), foi marcado pela reafirmação da importância da iniciativa como um instrumento comprovadamente eficaz no contexto da melhoria contínua almejada pelos órgãos de controle. A atividade foi realizada em formato híbrido na sede do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, entre os dias 25 e 27 de maio, e reuniu 255 membros e técnicos dos Tribunais de Contas (TCs). O MMD-TC é um projeto da Atricon em parceria com os TCs e entidades que representam os órgãos de controle.  

Reporesentaram o TCE-RN no evento o conselheiro Gilberto Jales, o conselheiro substituto Antonio Ed Santana, o consultor geral, Ronald Morais e o coordenador de Planejamento e Gestão Cesar Gláucio Torquato.

De acordo com o presidente da Atricon, Cezar Miola, os resultados obtidos ao longo de quase dez anos de existência do projeto servem de evidência material nesse sentido. “E, desde 2019, com a certificação externa, através da Fundação Vanzolini, conquistamos um patamar superior nesse processo, o que também nos tem permitido oferecer o compartilhamento da iniciativa com outros órgãos – caso do CNJ e do CNMP”.  Cezar Miola destacou ainda a relevância do esforço coletivo dos agentes do controle pela manutenção da certificação já obtida, o que  indica a consolidação e a maturidade do trabalho.

Na oportunidade, o coordenador geral do MMD-TC, conselheiro Carlos Ranna (TCE-ES), enalteceu a qualidade técnica da capacitação. Ele também destacou que serão apresentados novos indicadores ao Sistema, ante a crise sanitária mundial gerada pela Covid-19. “O período pandêmico alterou o trabalho de todos, inclusive dos Tribunais de Contas, por isso foram inseridos cinco indicadores de medição de qualidade”, ressaltou.

A partir de 2024, o projeto deverá abrigar três novos temas: educação ambiental e antirracista e organização e funcionamento dos quadros do controle externo. “Nesse sentido, nas próximas semanas a Comissão Central já enviará um questionário aos Tribunais, a fim de situar tais matérias como objeto de análise futura. O documento também vai levantar diversas informações sobre o funcionamento dos órgãos e dados relativos à sua atuação”, destacou o presidente da Atricon.

Ao final do encontro, foi ressaltado o significativo apoio do TCM-SP ao projeto, ao acolher os 33 Tribunais de Contas do país. “A participação ativa do presidente João Antônio, também vice-presidente da Atricon, juntamente com seus pares e equipes, garantiu o pleno êxito da capacitação”, conclui Cezar Miola.

Acesse aqui as imagens do terceiro dia de treinamento.

Assessoria de Comunicação da Atricon