Atualizado em 09/09/2021

Escola de Contas capacita gestores para utilização da ferramenta eletrônica SIAI Obras

O Tribunal de Contas do Estado, por meio da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, em parceria com a Secretaria de Controle Externo, está oferecendo aos gestores potiguares um curso de capacitação para utilização do Sistema Integrado de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia (SIAI Obras), ferramenta eletrônica voltada para prestação de contas da despesa e auxiliar no gerenciamento, acompanhamento e controle das obras e serviços de engenharia no setor público no Estado e municípios.

O curso “SIAI-OBRAS: Ferramenta de apoio às informações das obras e serviços de engenharia” será realizado no próximo dia 15 de setembro, das 9h30 às 11h30, em formato on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do TCE no YouTube. As inscrições estão abertas no link http://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Inscricoes#gsc.tab=0.

O objetivo é conscientizar e capacitar os jurisdicionados quanto aos padrões de qualidade exigíveis na execução de obras e serviços públicos de engenharia, especialmente quanto ao uso do sistema, contribuindo com uma prestação de contas otimizada perante o Tribunal de Contas.

O SIAI Obras foi desenvolvido pelo TCE, com participação de integrantes do curso de Residência em TI, fruto de parceria com o Instituto Metrópole Digital da UFRN. O envio das informações com o uso da ferramenta foi regulamentado pela resolução n° 025/2020-TCE, passando o seu uso a ser obrigatório a partir de 01/01/2021.

A capacitação será aberta pelo presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves e o diretor da Escola de Contas, conselheiro Carlos Thompson, além do secretário de Controle Externo, Jaílson Tavares. Logo em seguida serão realizadas as palestras, ministradas pelos auditores de controle Externo, José Monteiro Coelho Filho e Francisco Marcelo Assunção Queiroz, respectivamente diretor da Inspetoria de Controle Externo e coordenador de auditorias especiais do TCE, além da presidente do CREA/RN e Diretora Executiva do Sinduscon/RN, Ana Adalgisa Dias Paulino. 

A programação constará de palestras focando temas como: “O profissional de engenharia e sua atuação nas obras públicas: aspectos a serem observados pela administração pública nas obras e serviços de engenharia”, a cargo da presidente do CREA, seguido pela palestra “A necessidade do acompanhamento das obras e serviços de engenharia na administração pública e o papel do SIAI-OBRAS”, por José Monteiro, e “SIAI OBRAS: O sistema e suas funcionalidade”, a cargo de Francisco Marcelo. Após as palestras, será aberto um espaço para responder as eventuais dúvidas e questionamentos que surgirem durante o chat.

Na oportunidade, também será lançado o Painel de Obras, um espaço virtual onde serão disponibilizados os dados coletados pelo SIAI Obras, por meio do qual qualquer cidadão poderá acompanhar o andamento das obras cadastradas.