Atualizado em 16/03/2021

TCE realiza webinário sobre o papel das ouvidorias com foco na inovação e inteligência artificial

Com foco na utilização de recursos tecnológicos para aprimorar o trabalho as ouvidorias, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) realizou, nesta quarta-feira (16), o webinário “Ouvidorias e Interação Social: Auditoria Governamental, Inovação tecnológica e Transparência a Serviço da Sociedade”. O evento, realizado em ambiente virtual, teve 220 inscritos, com mais de 600 visualizações, e foi dedicado ao Dia do Ouvidor.

O webinário teve a participação do presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, do ouvidor da Corte de Contas, conselheiro Tarcísio Costa, e contou com duas palestras, do professor e ouvidor da UFRN, Elias Jacob de Menezes Neto, e da auditora de controle externo do TCE, e professora da UFRN, Anne Carvalho. O evento foi direcionado a membros e servidores do TCE, jurisdicionados, estudantes, servidores públicos e a sociedade em geral.

Na abertura, o ouvidor do TCE ressaltou a importância da inteligência artificial para tornar as ouvidorias mais eficazes, caminho que será trilhado pela Corte do Contas nos próximos anos. “Estamos envidando esforços para implementar inovações no âmbito da Ouvidoria do Tribunal de Contas, o que se dará por meio da utilização de recursos tecnológicos, com suporte na inteligência artificial, a exemplo do exitoso modelo desenvolvido e implantado na UFRN. A perspectiva é de alcançar esse objetivo em caráter experimental, este ano, de 2021, com a sua consolidação em 2022”, falou o conselheiro Tarcísio Costa.

O presidente do TCE destacou o papel das ouvidorias no fortalecimento do controle social. “Os tribunais de contas atuam sob uma nova ótica, a da prevenção, com uma proposta pedagógica e orientadora.Importante destacar o papel do ouvidor, profissional que busca estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e os seus usuários”, disse o conselheiro Paulo Roberto Alves. 

O ouvidor da UFRN, Elias Jacob de Menezes Neto, falou sobre o tema “Tecnologia e inovação em ouvidoria” e abordou diversos aspectos da compatibilidade entre a missão das ouvidorias e a utilização de recursos tecnológicos. Ele falou sobre o caso da UFRN, que teve como meta a diminuição do tempo de resposta nos pedidos de acesso à informação. A meta foi alcançada com a utilização de inteligência artificial. “Mais pessoas não iriam resolver tão bem quanto um robô. Quando falo robô, estou falando de uma figura virtual, que funciona nos sistemas de computador. É um programa de computador, um software”, disse.

A auditora de controle externo, Anne Carvalho, abordou o tema “Controle social e auditoria governamental: transparência das ações de fiscalização e ouvidorias como instrumento de interação”. Ela falou sobre como é possível, para os tribunais de contas, colaborar com o controle social. “Nós estamos preocupados em avançar nesse tema, está na agenda dos tribunais de contas”, apontou.

O encontro, fruto de parceria entre a Ouvidoria e a Escola de Contas Severino Lopes, teve como proposta ampliar a compreensão da sociedade acerca do papel das ouvidorias para o controle social. Perfil relativamente novo na sociedade, o ouvidor se caracteriza como o profissional que busca estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados. Além do papel de intermediário, sua ação colabora na formação e aperfeiçoamento de ferramentas de gestão, com foco na melhoria dos processos, produtos e serviços.