ESCOLA DE CONTAS

A Escola de Contas, instalada solenemente em 18 de março de 2004, é a realização de um antigo anseio dos que fazem o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, concretizado pela ação decidida do então Presidente Tarcísio Costa ao encaminhar projeto à Augusta Assembleia Legislativa do Estado, que o transformou na Lei Complementar nº 258, de 02 de dezembro de 2003.

Pela Resolução nº 006/2004-TCE, de 12 de fevereiro de 2004, a Corte de Contas, em uma justa homenagem de reconhecimento ao seu ex-Diretor Geral Severino Lopes de Oliveira, deu o seu nome à recém-criada Escola.

Afinal, por meio da Resolução nº 008/2004-TCE, de 26 de fevereiro de 2004, foi aprovado o seu Regimento Interno.

Nesse cenário, a Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, dentre as suas atribuições, tem posição de destaque a atuação no planejamento e na execução de ações destinadas à capacitação e ao aperfeiçoamento dos servidores do quadro de pessoal do TCE/RN, bem como na realização de treinamento dos gestores e técnicos pertencentes aos órgãos jurisdicionados, além de promover eventos também destinados ao público em geral.

Dessa forma, com o objetivo de contribuir para uma maior efetividade dos serviços públicos prestados e, por conseguinte, do próprio exercício da atividade de controle externo, são promovidos diversos eventos e cursos junto a servidores, jurisdicionados e cidadãos.

Ressalte-se, ainda, o grande avanço alcançado recentemente pela Escola de Contas, a partir da implementação da plataforma de Ensino à Distância, democratizando o acesso e ampliando o alcance de suas ações educacionais, em paralelo aos cursos presenciais.