O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) participou, nos dias 20 e 21 deste mês, do treinamento do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) para o levantamento do ciclo 2025. A iniciativa busca estabelecer padrões, oferecer diretrizes, incentivar boas práticas e monitorar a transparência na administração pública em todos os níveis e esferas de governo.
A abertura oficial do ciclo 2025 do PNTP ocorreu na quinta-feira (20), na sede do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), em Brasília, e reuniu conselheiros, auditores e auditoras de controle externo de diferentes Tribunais de Contas do país.
Representando o TCE/RN, estiveram presentes os auditores de controle externo Evandro Alexandre Raquel, Elke Andrea Silva e Paulo Roberto Oliveira de Melo. O conselheiro Gilberto Jales também participou como supervisor da Comissão de Garantia da Qualidade do PNTP.
O conselheirio Gilberto Jales fez questão de mencionar o início do programa, quando o conselheiro Antonio Joaquim (TCE-MT) movimentou o Sistema Tribunais de Contas para sua concretização. “Existiam ações de alguns Tribunais, mas o conselheiro Antonio Joaquim idealizou um programa único”, disse. “Hoje, conseguimos mensurar o resultado do que foi plantado. E vale lembrar que democracia se faz com transparência. O cidadão precisa saber o que o gestor faz e o PNTP oferece isso”.
O treinamento faz parte dos preparativos para o novo ciclo do programa, que visa aprimorar os mecanismos de transparência e acesso à informação pública em todo o Brasil. O PNTP é realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).
Últimas Notícias