Atualizado em 26/09/2024

Presidente do TCE palestra sobre ética, integridade e governança durante congresso em Tocantins

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), conselheiro Gilberto Jales, foi um dos palestrantes do VII Congresso Controle Externo, Fiscalização e Boas Práticas de Governança, realizado nesta quarta-feira (25/9), como parte da programação da Olimpíada Nacional dos Tribunais de Contas, a OTC Jalapão.

Jales apresentou a palestra ‘Ética, Integridade e Governança’. Ele  mostrou exemplos de projetos que elevaram e promoveram a cidadania como o do TCE do estado do Ceará, com a ação Cidadania e Controle Social das Contas Públicas; TCE do Amazonas, citando o projeto Ouvidoria Estudantil e do TCE de Goiás, com o Diálogo Acadêmico e do Tribunal do Rio Grande do Norte,  com o projeto Conta em Gotas.

"O VII congresso de controle externo foi uma excelente oportunidade de debater e refletir sobre a governança dos tribunais sob a ótica da ética individual e institucional a integridade e sua relação com a cidadania e o controle social das políticas públicas”, afirmou Gilberto Jales, que também preside o Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do Instituto Rui Barbosa (IRB).

As palestras do congresso foram abertas pelo presidente do TCETO, conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves. Ele apresentou as ações Compromisso Pela Primeira Infância e os seminários realizados para agentes públicos sobre Resíduos Sólidos e Reforma Tributária.  

Outra palestra técnica durante o congresso foi do conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Rodrigo Coelho. Ele falou sobre perspectiva organizacional e de políticas públicas; sobre ações de governo, do ponto de vista que trata sobre direcionamento que o governo é capaz de dar à nação. O conselheiro apontou a diferença entre governança e gestão. “Governança é a função direcionadora e gestão é a função realizadora”, destacou Rodrigo Coelho.

Finalizando o congresso, dois servidores atletas, que estão em Palmas para a OTC Jalapão, Arnaldo Laporte Júnior, auditor de Controle Externo no TCE do Paraná, e Reinaldo Charão, oficial de Controle Externo no TCE do Rio Grande do Sul. Laporte fez uma apresentação da sua trajetória como desportista. Aos 55 anos de idade, ele reúne títulos conquistados em provas como Endurance;  Triplo Ironman; Ultraman; Ironmans e Ironmans 70.3.