Atualizado em 10/07/2024

Presidente destaca importância da gestão de projetos durante encontro da Escola de Contas em Mossoró

 “Tem gente que diz que elaborar projeto é perda de tempo. Mas é justamente o contrário: ganha-se tempo elaborando projeto”. Com essa frase, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), conselheiro Gilberto Jales, abriu o terceiro Encontro Regional com Gestores Públicos Municipais do ciclo 2024, nesta quarta-feira (10/7), em Mossró, polo que reúne 30 municípios da Região Oeste. O evento é promovido pela Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, em parceria com as federações dos municípios do RN (Femurn) e das Câmaras Municipais (Fecam).

A fala do presidente do TCE faz referência à importância do planejamento para a gestão pública. “Gestão de Projetos na Administração Pública” é um dos temas da programação dos encontros da Escola de Contas, que chega a Mossoró após passar pelos municípios de Natal e Pau dos Ferros. O último encontro do ciclo 2024 será em Caicó, nos dias 7 e 8 de agosto. Na oportunidade, gestores de prefeituras e câmaras municipais recebem orientações acerca de temas inerentes à administração pública.

“A gestão de projetos é importante para otimizar o tempo e os recursos públicos envolvidos e com isso aumentar os resultados", enfatizou o diretor da Escola de Contas, André Almeida, que também é responsável pela palestra sobre o tema. “Esses encontros são importantes porque o Tribunal de Contas atua na prenção. A ideia é fugir no viés normativo para irmos nos resultados das políticas públicas. A administração moderna é transparente, tem que sentir os anseios do cidadão”, compleou Gilberto Jales.

No ciclo de 2024, há palestras e mesas-redondas com especialistas em temas que afetam diretamente os gestores públicos municipais. Uma novidade este ano é a palestra sobre prestação de contas eleitorais nas Eleições de 2024, com José Herval Sampaio Júnior, Juiz de Direito. Outros temas debatidos nos encontros, com palestra de servidores do TCE e convidados como a CGU, são: restrições de final mandato, controle interno, inteligência artificial na administração pública, transparência pública, despesas com pessoal no encerramento de mandato, planejamento e gestão de resíduos sólidos e nova Lei de Licitações e Contratos. 

PRÓXIMO ENCONTRO REGIONAL

7 e 8 de agosto - Caicó

 

Cobertura fotográfica do Encontro Regional da Escola de Contas do TCE-RN em Mossoró (Polo III): https://flic.kr/s/aHBqjBz8CH