Atualizado em 19/06/2024

Presidente e membros da Corregedoria e Ouvidoria do TCE participam do ENCCO 2024 em Sergipe

Membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) participaram da abertura do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas – ENCCO 2024, realizada na noite desta terça-feira, 18, no auditório Lourival Batista, no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. A palestra magna da solenidade teve a condução do ministro emérito do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto. 

O presidente do TCE/RN, conselheiro Gilberto Jales, integrou a mesa de autoridade e fez um breve pronunciamento na abertura. “Eu tenho certeza que nós vamos fazer o maior ENCCO da história até hoje. E com certeza a presidente do TCE de Sergipe, Susana, e sua equipe organizaram um evento primoroso dos detalhes. E essa energia está reverberando nos conteúdos, já a partir das reuniões temáticas”, disse Jales, que também presidente o Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do IRB, responsável pela promoção do ENCCO.

Ainda integram a comitiva da Corte potiguar no evento os conselheiros Paulo Roberto Alves (Corregedor) e Carlos Thompson Costa Fernandes (Ouvidor); a secretária-chefe do Gabinete da Presidência e coordenadora do Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do IRB, Teresa Diógenes; o diretor da Corregedoria, Ronald Morais; a diretora da Ouvidoria, Ana Eleonora Freire; o Controlador Interno, Heder Azevedo; e Larissa Mendes.

Também discursaram na abertura o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes (TCE/CE); presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson de Sousa Silva (TCE/RO) e pela presidente do TCE/SE, conselheira Susana Azevedo. Também houve apresentações culturais da quadrilha Asa Branca, do show pirotécnico do Barco de Fogo - patrimônio cultural do povo sergipano e símbolo dos festejos juninos do município de Estância -, das espadas de fogo e de apresentações musicais.

O Encco é realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o TCE/SE, e tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações entre as entidades e a elaboração de cartas de compromissos, notas técnicas, cartilhas, entre outros documentos que servirão de subsídios para os TCs. A programação segue até quinta-feira, 20, e pode ser conferida no www.tce.se.gov.br/encco2024.

A iniciativa conta com o apoio da Atricon, Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).