A Comissão Permanente de Jurisprudência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) lançou uma cartilha chamada Diretrizes para Elaboração de Ementas. A cartilha é destinada aos servidores, membros e demais colaboradores da Corte de Contas. O documento pode ser acessado no seguinte link: https://abre.ai/jRgK.
O trabalho é fruto do “Curso de Elaboração de Ementas Jurisprudenciais: teoria e prática”, ministrado pelo professor e servidor do Tribunal de Contas da União, Cleber Araújo Cunha e realizado, em parceria, entre o TCE/RN e o Tribunal de Justiça do RN.
Além de trazer orientações técnicas, o curso sensibilizou os participantes sobre a relevância da atividade de ementação para a organização, sistematização e pesquisa de jurisprudência dos Tribunais.
A ementa jurisprudencial é um resumo conciso de uma decisão judicial. Ela serve para facilitar a compreensão do julgamento, permitindo que advogados, juízes e o público em geral entendam rapidamente o conteúdo da decisão. Além disso, a ementa é fundamental para a pesquisa de jurisprudência, pois ajuda a identificar precedentes legais relevantes para casos futuros semelhantes.
Últimas Notícias