Atualizado em 17/05/2024

Bibliocontas aprova carta-compromisso para fortalecer gestão do conhecimento e informação nos TCs

Caroline Macedo

O XI Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas (Bibliocontas) foi encerrado, nesta sexta-feira 17), com a leitura de uma carta-compromisso para o fortalecimento da gestão do conhecimento e informação nos tribunais de contas. O Bibliocontas é um evento do calendário anual do Instituto Rui Barbosa e aborda os desafios das cortes de contas no que diz respeito à preservação da memória e gestão de documentos.

A carta-compromisso reafirma o papel fundamental do Bibliocontas em promover a troca de conhecimentos, boas práticas e informações entre as unidades dos tribunais de contas, contribuindo para o fortalecimento e a modernização das atividades de gestão do conhecimento e informação.

Ao longo de três dias, representantes de tribunais de contas de todo o país discutiram temas relevantes na área de gestão do conhecimento e informação. As discussões abrangeram uma variedade de tópicos desafiadores e atuais, como Competência Informacional, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Políticas Públicas em Bibliotecas Públicas, Acessibilidade em Bibliotecas, Curadoria Digital, Indicadores em Arquivos e Bibliotecas, e Marketing Digital. Esses temas serão trabalhados ao longo do tempo em consonância com o planejamento do Instituto Rui Barbosa, braço educativo do sistema tribunal de contas.

Na manhã desta sexta-feira, encerrando a programação, ocorreram as seguintes apresentações: "A importância da cultura de privacidade e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD", conduzida pela analista do Tribunal de Justiça, Adriana Carla de Oliveira; "Acervo 2030: relato de uma ação de Acesso à informação na Biblioteca do TRT 21", apresentada pelo bibliotecário Leandro de Sousa; e "Preservação Digital", ministrada pela professora e doutora da UFRN, Patrícia Penna Macêdo.

Confira a cobertura fotográfica na íntegra: https://drive.google.com/drive/folders/1GiErNFGI-KJ2QILOtjb5vBwk_4h7yjVp?usp=sharing