“O Tribunal de Contas do Estado tem a satisfação de estar somando neste evento. As boas ideias são sempre bem vindas”. Com estas palavras, o presidente do TCE-RN, conselheiro Gilberto Jales, saudou os participantes do 2º RN Cidades, evento realizado pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), no Centro de Convenções de Natal, cuja solenidade de abertura foi realizada na noite desta quarta-feira, 8.
O encontro, que acontece até o dia 10 de maio, tem como objetivo promover o debate de temas de relevância para a administração pública. “O TCE tem o seu papel bem definido pela Constituição, que é o exercício do controle externo, mas estamos aqui para colaborar, prestigiar os municípios, ver o que está acontecendo e o que vai acontecer”, acentuou o presidente.
O TCE está participando com stand apresentando ações de relevância executadas pela organização, como o trabalho realizado pela Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, que promove encontros regionais atendendo todos os municípios do Estado e capacitações em áreas estratégicas da gestão, isso associado à apresentação da Ouvidoria de Contas, do trabalho executado pela Central de Atendimento ao Jurisdicionado – CAJ e da Coordenadoria de Sustentabilidade.
Direcionado a prefeitos, gestores, especialistas e interessados em geral, o RN Cidades é o maior evento que busca enaltecer o movimento municipalista, reunindo num mesmo espaço os mais importantes atores que atuam no Estado. Na mesa de abertura do encontro, mais de quarenta representantes das diversas organizações, da secretaria municipal ao governo federal, dos bancos estatais aos órgãos de controle, davam uma demonstração da força e do crescimento da proposta. “Há uma enorme concentração de recursos na esfera federal e isso tem que ser revisto, com uma melhor distribuição do orçamento para os municípios, proporcionando mais benefícios para a população”, relatou o presidente da Femurn, Luciano Santos.
Além dos discursos das autoridades, a abertura contou com o lançamento de um selo comemorativo em homenagem a Femurn e a entrega da comenda Wilma de Faria a dezenas de mulheres que atuam na política e nas diversas organizações sociais de relevância. O evento prossegue até sexta-feira com exposições e debates de temas associados à educação, saúde e assistência social, entre outros. De acordo com os organizadores, uma média de duas mil pessoas participam, diariamente, das atividades. O encontro é de livre acesso para o público.
Últimas Notícias