Atualizado em 06/02/2024

Tribunal de Contas assina acordo de cooperação para doação de equipamentos a projeto do IFRN

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e o IFRN Campus Natal Central assinaram, nesta terça-feira (06), um acordo de cooperação para doação de equipamentos eletrônicos. O acordo possibilita a doação de itens sem uso para o projeto do IFRN "Recondicionamento de Computadores e Periféricos”. A assinatura aconteceu na sala de reuniões da presidência.

São equipamentos como computadores, notebook, baterias de nobreak, estabilizadores, transformadores, transformadores de potência, impressoras e ar condicionados, que poderão ser usados no processo de aprendizagem dos alunos do Instituto. Um dos objetivos é substituir o descarte por um procedimento que dê um fim educativo e social aos bens inservíveis do TCE.

Estiveram presentes na assinatura o presidente da Corte de Contas, o conselheiro Gilberto Jales; o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho; a diretora de Extensão do IFRN, Campus Natal-Central, Brenda Camilli Alves Fernandes, representando a diretoria-geral; e o coordenador do projeto, professor Alessandro Pontes Cavalcanti. O professor Alessandro apresentou, na ocasião, os detalhes do projeto do Instituto Federal.

O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, afirmou que o acordo visa incentivar o processo de aprendizado no âmbito do IFRN. “Temos o viés de trabalhar com parcerias que dão resultado. E o projeto do IFRN tem uma finalidade nobre, de contribuir com a educação dos alunos”, disse.

O acordo tem duração de 60 meses e prevê a doação dos equipamentos sem ônus financeiro para nenhuma das partes. Segundo o coordenador do projeto, professor Alessandro Pontes Cavalcanti, os alunos do Laboratório de Manutenção em Instalações Elétricas irão poder recondicionar as peças e, em caso de sucesso, os equipamentos poderão ser doados para outras instituições públicas e organizações do terceiro setor.