O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte aderiu ao projeto Comunica, uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem como objetivo realizar um diagnóstico das unidades de comunicação das cortes dos órgãos de controle em suas atividades e, a partir do mapeamento das necessidades dessas estruturas, ofertar capacitações levando em consideração as particularidades de cada TC e equipe alocada na área. O presidente do TCE-RN, conselheiro Gilberto Jales, participará do lançamento do projeto, previsto para o dia 19 de fevereiro, em Brasília, data em que haverá a assinatura ao termo de adesão e serão empossadas as novas diretorias da Atricon e do Instituto Rui Barbosa.
De acordo com o termo de adesão, o Tribunal de Contas se compromete a colaborar ativamente para o alcance dos objetivos do Projeto Comunica, incluindo, mas não se limitando a promoção de ações ligadas à transparência pública, ao aprimoramento da comunicação interna e externa e à disseminação de informações relevantes para a sociedade. O “Comunica” prevê a oferta de mentoria online em imersões individualizadas, com treinamentos ministrados por especialistas e entrega de planos de comunicação personalizados para ações específicas.
Entre os resultados esperados estão a identificação das estruturas de comunicação dos Tribunais de Contas e das estratégias por elas desenvolvidas; a análise da situação das unidades, das carências e das oportunidades de melhoria a serem desenvolvidas para aperfeiçoar os conteúdos e serviços disponibilizados aos públicos das instituições; oferta de orientações de equipe multidisciplinar de especialistas nas áreas delimitadas pelo projeto; e a definição de ações práticas e objetivas visando a atender às necessidades identificadas para aperfeiçoar os processos de comunicação e de diálogo das instituições com os seus públicos e oferta de capacitação e de treinamento aos integrantes das unidades de comunicação.
A primeira ação do projeto é um mapeamento inicial do cenário. A ação é desenvolvida em parceria com a FSB Comunicação. Na etapa de treinamento devem ser abordados temas como a identificação de pautas de serviço e o uso de linguagem simples, estratégias de conteúdo para redes sociais e o uso de ferramentas de inteligência artificial para otimizar as atividades desenvolvidas pelas unidades de comunicação. O projeto será integralmente custeado com recursos do BID, sem quaisquer ônus financeiros para os TCs.
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