Atualizado em 31/01/2024

Alunos da Residência em TI apresentam resultados de projetos desenvolvidos no TCE pela 4ª turma

Alunos do programa de Residência em Tecnologia da Informação do TCE, executado em parceria com o Instituto Metrópole Digital da UFRN (IMD), apresentaram nesta quarta-feira (31), durante workshop realizado no auditório do Tribunal de Contas, os resultados dos projetos desenvolvidos pela quarta turma do curso.

Foram  apresentados projetos realizados no âmbito da Residência, como o do Sistema Interno do TCE. Ele foi concebido em resposta à necessidade de modernização das aplicações da Área Restrita. Nesta fase, três módulos foram migrados: Memorando Eletrônico, Comunicação Social (abrangendo, Notícias e Banners) e Requerimento Eletrônico. Essa atualização representa um passo significativo na melhoria contínua de nossos sistemas. 

Além disso, foram apresentados o projeto denominado SISESCOLA - que consiste no desenvolvimento de uma ferramenta para gerenciar e automatizar a oferta de cursos e turmas, controle de inscrições e frequências com vistas à emissão de certificados aos participantes da Escola de Contas do TCE/RN - e o Portal do Controle Interno, que é uma iniciativa da SECEX com vistas ao fortalecimento dos controles internos das unidades jurisdicionadas, pois será a oportunidade de fornecer, além de capacitação, ferramentas para melhoria do controle interno do jurisdicionado.

 “A Residência em TI é uma ideia que deu certo. O TCE só tem ganho com isso, e por extensão a sociedade também. Com o uso da tecnologia conseguimos fazer bem mais, comparando com outros tribunais e estamos sempre nos aprimorando.  Estes momentos são importantes por vermos esta evolução e as entregas à sociedade, os resultados  alcançados”, ressaltou o presidente do TCE, Gilberto Jales.

Na abertura do workshop, o diretor do IMD, professor Ivonildo Rêgo, destacou a importância da parceria para as duas instituições, para os alunos e para a sociedade. Atualmente, informou, o Instituto conta com mais de 70 residentes atuando em órgãos parceiros por meio do programa.

“Essa residência tem se constituído numa parceria importante. O TCE foi uma das primeiras portas que trabalhamos. É um jogo que todos ganham. O órgão parceiro, com construção de soluções para seus problemas; os alunos, que fazem formação com a mão na massa e criam perspectiva para o mercado d e trabalho; e a sociedade através do IMD, que desenvolve polo tecnológico na área de TI. Temos conseguido esse objetivo”, afirmou.

“No caso do TCE, a gente tem tido parceria muito bem sucedida. Essa parceria tornou as instituições muito próximas. O sucesso da residência no TCE se deve muito aos dirigentes, que abraçam o projeto”, acrescentou.

Inaugurado em outubro de 2017, o programa de Residência em TI, além da formação e aperfeiçoamento profissional, tem como resultado o desenvolvimento de sistemas de inovação tecnológica que vai contribuir na celeridade e qualificação do controle externo exercido pelo TCE, além de promover avanços em áreas consideradas estratégicas.

Realizado pela UFRN, através do Instituto Metrópole Digital, o curso inspirado nas residências médicas inova ao agregar áreas como direito e tecnologia, promovendo uma aula teórica por semana e nos demais dias investindo na prática, no desenvolvimento de projetos nas organizações envolvidas.