Atualizado em 13/12/2023

Tribunal de Contas celebra 20 anos da Escola de Contas com inauguração de Complexo Educacional

Os 20 anos da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira foram celebrados com uma ampla programação que contou com a inauguração do Complexo Educacional do TCE, composto pelo novo espaço da biblioteca e da sala de produção de vídeo-aula, além da galeria de fotos dos ex-diretores e coordenadores da Escola de Contas. Na ocasião, também foi feito o lançamento da 25ª edição da Revista do TCE, que este ano destacou em caderno especial a poesia do Cordel.

A programação foi iniciada com o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, destacando a importância da escola de contas na capacitação dos jurisdicionados, passando a palavra para o fundador e atual diretor da Escola de Contas, conselheiro Tarcísio Costa, que falou sobre a história e os resultados apresentados pela unidade de ensino. “Na minha visão, a máxima de orientar antes de punir sempre foi uma das mais importantes. Tenho esperança de que no meu centenário possa ver processos de contas que não sejam mais reprovados”, afirmou.

O coordenador geral da referida Escola, André Gustavo, destacou os projetos executados e as perspectivas para o futuro. “Foram mais de 500 ações educacionais em 10 anos, atendendo mais de 36 mil alunos”, ressaltou, abrindo espaço para o coordenador da escola da Assembleia Legislativa do Estado, José Bezerra Marinho, que destacou o trabalho da Rede de Escolas do Judiciario – Rejug, implantada este ano.

Logo após, o diretor do Instituto Plácido Castelo, do TCE/CE, Luis Eduardo Menezes, ministrou a palestra “Os Desafios das Escolas de Contas no Contexto Atual”, seguido pelo lançamento da Revista do TCE, apresentada pelo jornalista Eugênio Parcelle. A publicação dissemina artigos associados ao exercício do controle externo e dedica um caderno especial para temas da sociedade. Nesta edição, foi feita uma homenagem ao corde. O lançamento contou com apresentações das cordelistas Adélia Costa, Rosa Régis e Celia Bombom, além do cordelista Abaeté.

A programação foi encerrada com a inauguração do Complexo Educacional do TCE, com abertura do novo espaço da biblioteca e da sala de produção de videoaulas. Esta última recebeu o nome do fotógrafo Jorge Filho, profissional que atuou vários anos no TCE, além da inauguração da galeria de fotos dos ex-diretores e coordenadores da Escola de Contas. Na ocasião, a bibliotecária Michelle Rodrigues Dias anunciou que no próximo ano o TCE potiguar será sede da próxima edição do Fórum Nacional dos Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas.

O evento contou com a participação dos conselheiros Paulo Roberto Alves, Renato Costa Dias, Adélia Sales, do conselheiro substituto Marco Montenegro, dos conselheiros do TCE do Ceará, Ernesto Saboia e Soraia Thomaz, a vice-presidente da Femurn e prefeita de Pau dos Ferros,  Marianna Almeida Nascimento, o presidente da Fecam-RN, Wolney França, entre outras autoridades.