Atualizado em 05/12/2023

TCE/RN ganha destaque na terceira edição do Congresso Internacional dos Tribunais de Contas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) foi presença marcante no III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas – CITC 2023, realizado em Fortaleza, Ceará, entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, com a participação de uma delegação formada por 38 pessoas. Uma síntese das atividades foi apresentada pelo presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, na sessão do Pleno desta terça-feira (05). “Foi um dos melhores encontros nos últimos anos”, enfatizou. 

Entre as ações com a presença da corte potiguar, informou que o TCE/RN foi contemplado com uma medalha de honra da Atricon, em reconhecimento ao trabalho executado pelo coordenador de Planejamento e Gestão, Ricardo Villaça, no grupo de trabalho de planejamento da Atricon. Também destacou o lançamento do Manual de Teletrabalho pelo Comitê de Gestão de Pessoas, cuja editoração gráfica foi realizada pela equipe do TCE e a colaboração na oficina "Desafios dos Tribunais de Contas na Construção da Igualdade de Gênero", na qual a auditora de controle externo, Anne Emília Costa Carvalho, liderou a apresentação sobre uma Auditoria Operacional Coordenada sobre violência de gênero. 

Outro destaque significativo foi o lançamento do livro "Contribuições da gestão do conhecimento para a rede bibliocontas: portfólio de ferramentas e práticas", de autoria de Michelle Rodrigues Dias, bibliotecária do TCE/RN; o lançamento da 6ª Edição da Revista Técnica dos Tribunais de Contas (RTTC): periódico editado e publicado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), com destaque para o artigo "Da defesa dos tribunais de contas em juízo: a importância da estruturação de órgãos jurídicos com poderes de representação judicial", cuja autoria é do consultor jurídico, Ronald Medeiros de Morais.

Foram registrados participações de técnicos do TCE em reuniões dos comitês de Educação; Saúde; Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social; de Avaliação de Indicadores de Gestão Pública IEGE/ IEGM; de Estudos e Sistematização da Administração Pública; de Governança dos TC’s; de Gestão de Pessoas; de Auditoria; do Comitê Técnico de PPP; Reunião da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo – Infocontas; Reunião dos Secretários de Controle Externo – SECONEX; Reunião do Comitê de Sistematização da Administração Pública; VIII JURISTCs - Encontro Técnico de Jurisprudência dos Tribunais de Contas do Brasil; Encontro dos Cerimoniais dos TC’s; XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas do Brasil (Educontas) e XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil.

Foi ressaltada a aprovação da Indicação da  comenda Thiers Montebello para a conselheira Maria Adélia Arruda Sales, pelo  Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas – CNPTC, distinção que reconhece personalidades que se destacam no aprimoramento do controle externo e, na Reunião do Comitê de Gestão da Informação e do Conhecimento, foi anunciado que o TCE/RN sediará o 11° Fórum Bibliocontas, que acontecerá em 2024. O presidente também destacou a entrega do Prêmio IRB de Jornalismo, cuja segunda colocação na categoria Telejornalismo, conquistada pelo jornalista Sérgio Santos, abordou a referida auditoria operacional sobre violência de gênero, do TCE potiguar. Ainda na área da comunicação, ressaltou o trabalho realizado pelo jornalista Isaac Lira, que foi selecionado pela ATRICON para fazer a cobertura jornalística do Congresso para o site da Atricon. 

Logo após a palavra foi aberta, com os conselheiros Tarcísio Costa, Paulo Roberto Chaves Alves, Adélia Sales, Carlos Thompson, o conselheiro substituto Antônio Ed e a conselheira substituta Ana Paula elogiando o encontro nacional, sobretudo a qualidade dos temas que foram abordados, considerados de relevância para o sistema de controle externo.