Atualizado em 06/10/2023

Gestão de pessoas realiza palestra sobre educação financeira

Como lidar com o dinheiro de forma equilibrada, controlando o orçamento e sem problemas financeiros? O tema, que interessa a todos, no final de contas, foi abordado pelo consultor financeiro e professor Daniyel Ferreira de Medeiros, na palestra “Minhas Finanças organizadas sem sacrificar a qualidade de vida”, realizada nesta sexta-feira, 06/10, no auditório do Tribunal de Contas. 

A proposta foi apresentar o valor do dinheiro na vida das pessoas, não apenas como algo que permite a compra e venda de objetos, por exemplo, mas associado ao tempo, a investimentos que remetem, inclusive, ao futuro. Para tanto, o palestrante utilizou de conceitos da área da neurolinguística, estimulando os participantes a mudarem o padrão de pensamento e comportamento sobre o consumo, as prioridades que definem os gastos e terminam repercutindo em diversas esferas da vida das pessoas.

A palestra foi realizada pelo projeto Novos Caminhos, que integra o plano diretor Agregar, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, em parceria com a Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, sendo uma iniciativa que buscou sensibilizar e orientar os servidores que estão próximos a aposentadoria, para que se organizem melhor financeiramente. 

“O momento da aposentadoria envolve perdas financeiras e emocionais. Precisamos estar preparados para estes novos caminhos, novas perspectivas”, relatou o coordenador da Coordenadoria de Gestão de Pessoas do TCE, Gláucio Torquato, na abertura do evento. “Esta palestra é resultado da reivindicação de vários servidores. Foge dos tradicionais debates técnicos que realizamos na Casa”, lembrou o coordenador da Escola de Contas, André Gustavo Almeida.

Numa apresentação dinâmica, com exibição de vários vídeos e cases, Daniel Medeiros explicou que existem três pilares que são fundamentais na construção de um equilíbrio orçamentário que todos precisam se preocupar: a mentalidade financeira; o foco no orçamento pessoal e a necessidade de investimentos, abordando cada um destes temas na busca de uma administração financeira mais sustentável vendo os ganhos, gastos, investimentos e dívidas. 

Na palestra, orientou ainda como construir um orçamento familiar equilibrado, fazer um plano de quitação de dívidas e definir os primeiros investimentos para a montagem de uma reserva financeira. “Antes de comprar qualquer coisa a pessoa precisa se perguntar: eu quero? Preciso? Posso? Devo? Os fatores emocionais e um padrão de vida inadequado são as maiores causas de dividas”, ensinou.