Atualizado em 05/09/2023

Setembro Amarelo: Gestão de Pessoas promove debate com especialistas para servidores do TCE

Não silencie, busque ajuda. Com este mote, o Tribunal de Contas do Estado, por meio do projeto "Saúde é da nossa conta", integrante do plano Agregar, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, realiza no próximo dia 15 de setembro, a partir das 09h, no auditório do TCE, uma mesa-redonda sobre a importância da prevenção ao suicídio, dentro da campanha nacional do Setembro Amarelo. As incrições estão abertas na área restrita do site, na aba da Escola de Contas.

A proposta é conscientizar sobre a temática, dirimindo dúvidas com especialistas como o médico psiquiatra Adriano Araújo, que fará a palestra “Para além do amarelo: como melhorar a prevenção do comportamento autodestrutivo”; a psicóloga clinica Milla Rafaela, abordando a questão da “Posvenção do Suicídio: O cuidado aos enlutados por Suicídio” e o musicoterapeuta Everson Ferreira Fernandes, com o tema “Pulsar no compasso da vida: musicoterapia e saúde mental”.

Direcionado aos colaboradores do TCE, o que se pretende é oportunizar uma reflexão sobre o suicídio enquanto fenômeno multifatorial, orientando sobre as principais causas, fatores de risco e formas de prevenção, auxiliando na redução do número de mortes por suicídio; esclarecer sobre a importância do suporte e assistência para aqueles que passam pelo luto e orientar sobre a importância da música como recurso terapêutico para o cuidado em saúde mental.

Adriano Araújo é médico e tem residência médica em Psiquiatria; Milla Rafaella Marinho é Psicóloga Clínica, especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização (UFRN); Especializanda em Intervenção na Autolesão, Prevenção e Posvenção do Suicidio (Vita Alere/SP); Idealizadora e coordenadora do projeto Toque de Vida - O cuidado à autolesão  e a prevenção do Suicídio; Everson Ferreira Fernandes é Musicoterapeuta e Educador Musical; mestre em Música pela UFRN, com licenciatura em música pela mesma instituição. É pós-graduado em Musicoterapia (CENSUPEG), sócio fundador e secretário da Associação Potiguar de Musicoterapia – APOMT; Idealizador do Espaço Musical - SOE musicoterapia.