Atualizado em 16/08/2023

TCE fecha ciclo de encontros regionais levando orientação a cerca de mil gestores no Estado

O Tribunal de Contas do Estado abriu na manhã desta quarta-feira (16/08),  em Caicó, o último dos quatro Encontros Regionais com Gestores Públicos Municipais, ciclo de palestras promovido pela Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, em parceria com as federações dos municípios (Femurn) e câmaras municipais (Fecam/RN), alcançando aproximadamente 1.000 participantes de todas as regiões do Estado.

Na solenidade de abertura, o conselheiro Tarcísio Costa, atual diretor da Escola de Contas e quem criou a unidade há 20 anos, fez um discurso em defesa do caráter pedagógico do TCE. "Sempre defendi e continuo defendendo que é preciso, antes de punir, orientar e educar”, disse. Ele relembrou sua trajetória desde estudante, no município de Caicó, passando pelas funções que ocupou como professor, vice-reitor, gestor público e conselheiro do TCE, sempre ressaltando a importância da educação.

“Fico honrado em voltar à minha terra trazendo palestrantes do mais alto gabarito para orientar gestores públicos dos nossos municípios”, afirmou, reforçando a necessidade da orientação técnica nos quadros da gestão pública. “No quadro atual, não vislumbro lugar para aventureiros na administração pública. O momento é de transparência e esperança”, pontuou.

O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, reforçou o discurso: “O Tribunal de Contas cumpre seu papel orientativo ao chegar aos municípios. Tem sido uma luta constante do TCE para que o gestor tenha um acompanhamento mais próximo possível. É preciso fazer mais com menos”, disse, acrescentando que as temáticas levadas pelo TCE aos encontros são atuais e fazem parte do dia a dia dos gestores.

Durante os encontros regionais, o TCE oferece palestras sobre diversos temas afetos à administração pública como nova lei de licitações, contratações temporárias, sustentabilidade, contas de governo, planejamento estratégico, orçamento público, controle intermo, entre outros.

Também participaram da aberutra em Caicó o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos; o prefeito da cidade, Tadeu Santos; o presidente da Femurn, Luciano Santos; o presidente da Fecam/RN, Wolney França; o presidente da Câmara Municipal de Caicó, Ivanildo do Hospital; o diretor geral do IFRN, Max Silveira; e o diretor substituto do IFRN de Caicó, Cleiton Medeiros.

Confira a cobertura fotográfica do evento em Caicó neste link: https://flic.kr/s/aHBqjARikU