Atualizado em 20/06/2023

Novo módulo do Ciclo de Formação de Auditor aborda uso de metodologia ágil no trabalho de fiscalização

Dando continuidade ao Ciclo de Formação de Auditor de Controle Externo, o Tribunal de Contas do Estado, por meio da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, em parceria com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), realiza nos próximos dias 27 e 28 de junho, e 05 e 06 de julho, o IX módulo da capacitação, abordando o tema “Scrum Aplicado em Auditoria na Prática”, ministrado pela auditora de controle externo, Márcia Soares Marques.

A proposta é disseminar conhecimento em torno de conceitos fundamentais do framework SCRUM, possibilitando que as equipes possam trabalhar com abordagens ágeis na condução de suas auditorias, definindo novas iniciativas, além de colaborar com a organização de trabalho do dia a dia, em ambientes complexos, de forma autogerenciada, organizada, com eficácia e eficiência.

Iniciado em maio do ano passado, o curso tem como objetivo atualizar e qualificar os auditores do TCE em temas de relevância na atuação profissional. Foi aberto com palestra do presidente da Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas – ANTC, Ismar dos Santos Viana, auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

Até o momento foram realizados módulos focando os seguintes temas: Normas Brasileiras de Auditoria aplicadas ao Setor Público (NBASP); Normativos do TCE/RN e seus impactos na atividade de Controle Externo; o Tratamento jurídico das Representações e Denúncias: Nova Lei de Licitações e Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Auditoria Governamental: Métodos para Coleta e Avaliação de Evidências.

O curso é direcionado para servidores do TCE.  A certificação acontece por participação em cada módulo.