Atualizado em 10/06/2022

Profissionais de saúde recebem do TCE Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz

João Gilberto

Em meio a um cenário de crise, a celebração da vida. Em suma, foi assim a solenidade de outorga da Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) nesta sexta-feira (10), com uma homenagem a médicos, enfermeiros, cientistas e demais profissionais da área de saúde que atuaram no combate à covid.

“Temos que celebrar este instante, homenageando tantas personalidades que atuam com afinco, respeito e dignidade, muitas vezes no anonimato, salvando vidas”, relatou o presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, no discurso de abertura do evento. Participaram da solenidade a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador, Antenor Roberto, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Gilson Barbosa de Albuquerque; o procurador-geral do Estado, Luiz Antônio Marinho; o Reitor da UFRN, José Daniel Diniz; entre outras autoridades. 

Depois de dois anos sem celebração por conta da pandemia, a Corte de Contas reabriu suas portas reconhecendo o trabalho realizado pelos profissionais da área de saúde, representados pelos médicos Antônio Francisco de Araújo, Bernardo Américo Miranda Rosado de Sá, Fernando Antônio Brandão Suassuna,, Kleber Giovanni Luz, Marcos Dias Leão, Marcos Francisco de Assis Fulco, Ney Marques Fonseca, Robinson Dias de Medeiros, a médica Jessica Gonçalves Pinto Costa da Silva e o enfermeiro Thomas Matheus da Silva Lopes.

Em seguida, representando os homenageados, o médico Kleber Luz enfatizou que o “Rio Grande do Norte registrou várias epidemias ao longo do tempo, cada uma com características próprias, mas nada pode ser comparada à epidemia do covid-19”. Ele contou que carrega na memória dois momentos marcantes. Primeiro, quando chegou no hospital e viu cinco pacientes enrolados em lençóis brancos, todos mortos. O segundo no qual um colega médico estava sentado no chão, isolado e triste por ter perdido, mais uma vez, a batalha.

Na ocasião, também foi feito o lançamento de mais uma edição da Revista do TCE, que além dos artigos técnicos, traz um caderno especial destacando o trabalho realizado pelos médicos, com artigos escritos pelos profissionais que atuaram na linha de frente.