Atualizado em 16/11/2023

TCE assina acordo para implantação do planejamento estratégico da Secretaria das Mulheres

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) vai atuar na implantação do planejamento estratégico no âmbito da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH/RN). Um termo de compromisso foi assinado nesta quinta-feira (16) entre o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, e a titular da SEMJIDH/RN, Olga Aguiar de Melo.

A Assessoria de Planejamento e Gestão – APG do TCE será responsável pela elaboração e implantação do Planejamento Estratégico institucional, ficando a Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira incumbida da realização de cursos, simpósios, workshops, treinamentos, capacitação e intercâmbio de informações e conhecimentos de interesse público. Caberá à SEMJIDH/RN a formação e grupo de trabalho para a construção do planejamento estratégico, disponibilização de infraestrutura adequada para sua execução e seleção de servidores para os eventos de capacitação.

O presidente Gilberto Jales destacou a importância da ação a ser executadas. “É preciso um olhar diferenciado, sensibilidade para com estas questões”, ressaltou, lembrando que o TCE vem desenvolvendo iniciativas na área social, tais como a participação no Grupo Nacional de Igualdade de Gênero e a realização de uma auditoria operacional com foco na violência contra as mulheres, realizada em parceria com a Organização Latino Americana e do Caribe de entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS). “Os resultados foram apresentados em evento no Chile e agora será mostrado no Congresso Nacional dos Tribunais de Contas, que será realizado em Fortaleza”, relatou.

“O planejamento estratégico será um instrumento fundamental diante das pautas que temos, são temas delicados, complexos. Nossa equipe tem muitas pessoas oriundas do movimento social, daí a necessidade de contarmos com esta colaboração”, enfatizou a secretária Olga Aguiar de Melo. A SEMJIDH/RN é responsável pela implementação de políticas públicas destinadas aos segmentos vulnerabilizados da população, assim como para mulheres, pessoas com orientações sexuais e identidades de gênero diversas, negros, indígenas, crianças e adolescentes, juventude e pessoas com deficiência. 

A partir da assinatura do acordo de cooperação, será elaborado um Plano de Trabalho visando à implantação do Planejamento Estratégico da SEMJIDH/RN, com utilização da metodologia do Balanced Scorecard (BSC), criando documentos e sistemática necessária para o diagnóstico e a implementação de políticas, práticas, metodologias e processos de trabalho voltados à obtenção de resultados. O referido acordo não acarretará ônus financeiro para nenhum dos participantes e terá prazo de vigência de dois anos, a contar a partir da data de sua assinatura.