Atualizado em 24/04/2024

TCE promove curso para capacitar gestores sobre novo ciclo do Índice de Efetividade da Gestão Municipal

O Tribunal de Contas do Estado do (TCE-RN) vai realizar, no dia 2 de maio, das 14h às 16h, um curso online voltado para prefeitos, secretários municipais e servidores públicos responsáveis pela condução de ações municipais nas diversas dimensões contempladas pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

O objetivo do curso, intitulado "IEGM 2024 – Conhecendo o novo ciclo", é orientar os gestores sobre como responder corretamente ao questionário do IEGM, além de destacar a importância dessa ferramenta para aprimorar as políticas públicas municipais.

O IEGM é uma ferramenta essencial para avaliar a qualidade dos gastos municipais e a eficácia das ações de gestão pública em sete áreas fundamentais: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. Com base nos resultados obtidos, o TCE pode direcionar suas ações fiscalizatórias e oferecer suporte técnico aos gestores municipais.

O evento acontecerá de forma síncrona pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo canal do TCE-RN no YouTube (https://www.youtube.com/@TCERN_oficial). A gravação estará disponível posteriormente para acesso assíncrono. As inscrições estão abertas neste link: https://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Inscricoes#gsc.tab=0

O curso terá uma carga horária de 2 horas e contará com a participação de instrutores especializados nas áreas abrangidas pelo IEGM: as auditoras de Controle Externo Ana Carolina Leitão Uchoa de Almeida, Larissa de Macedo Almeida e Clélia Rocha de Carvalho Melo. Durante as palestras, serão abordados temas como as dimensões do novo ciclo do IEGM, orientações para consultar os resultados e a operacionalização da ferramenta para coleta de informações.

O evento contará também com a presença do presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, e de Marília Carvalho, coordenadora do Comitê de Avaliação de Indicadores de Gestão Pública do Instituto Rui Barbosa (IRB), para discutir a importância do IEGM para a gestão pública municipal.

Será reservado um tempo para debates e perguntas ao final de cada palestra, proporcionando interação entre os participantes e os instrutores. O curso visa, assim, capacitar os gestores municipais para uma gestão mais eficiente e transparente, em benefício das comunidades atendidas.