Atualizado em 18/02/2025

Mais de 10 instituições se reúnem em segunda reunião de alinhamento do Gaepe-RN

Coordenada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e pelo Instituto Articule, a segunda reunião de alinhamento do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação do Rio Grande do Norte (Gaepe-RN) contou com a participação de representantes da sociedade civil e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O encontro, ocorrido na última quarta-feira (12), teve como objetivo fortalecer a governança e buscar soluções para os desafios da educação potiguar.

Participaram do encontro representantes do Instituto Articule, do TCE-RN, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RN), da Secretaria do Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (Seec/RN), da Coordenadoria de Órgãos Regionais de Educação da (Core/Seec-RN) , da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-RN), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Ministério Público (MP-RN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Controladoria-Geral do Estado, da Assembleia Legislativa (ALRN), da Federação das Câmaras Municipais (FECAM) e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule, destacou que a participação efetiva das lideranças nas reuniões é essencial para os resultados do Gaepe-RN. Em seguida, ela fez uma apresentação sobre o Instituto e sobre a metodologia de articulação interinstitucional usada nos Gaepes. “Para que a gente possa ter avanços sociais para quem mais precisa, é fundamental trabalharmos em colaboração, envolvendo todas as instituições para pensar soluções conjuntas. A gente sabe que para avançar, precisamos ter metas, prioridade política, bem como diálogo e cooperação. E é nesse sentido que criamos o Gaepe”, disse.

Sobre a metodologia de trabalho, Alessandra destacou a importância do trabalho ser norteado por pautas definidas em conjunto: “Nossa agenda comum será trilhada a partir das questões que entendermos serem prioritárias para a educação no Rio Grande do Norte. Ela vai permitir que trabalhemos de forma mais resolutiva e possamos propor ações articuladas de forma a superar os desafios a serem enfrentados”. Alessandra acrescentou que o Regime de Colaboração é um dos temas que esse trabalho ajuda a impulsionar.

Durante a reunião, foram levantados alguns aspectos percebidos pelos participantes como desafiadores na educação potiguar, entre eles:

  • Alfabetização
  • Aperfeiçoamento da gestão educacional e do planejamento
  • Educação inclusiva
  • Engajamento família-escola
  • Financiamento educacional
  • Formação e valorização de professores
  • Infraestrutura escolar
  • Aprendizagem
  • Permanência e conclusão na educação básica e no ensino superior
  • Regime de colaboração
  • Violência escolar

Lançamento do Gaepe-RN

Previsto para o dia 17 de março, em Natal, o lançamento do Gaepe-RN marcará a adesão oficial das instituições à governança, bem como ao pacto de compromissos que reunirá os principais desafios educacionais a serem trabalhados pela governança.

O Conselheiro Gilberto Jales, do TCE-RN, destacou a importância de todas as instituições estarem presentes no evento de lançamento e na assinatura do pacto, enfatizando que é preciso um compromisso real com a agenda comum, que será elaborada a partir do diálogo entre as entidades. “Que essa assinatura não seja um mero simbolismo, que seja uma adesão de fato”, afirmou o conselheiro.

Sobre o Gaepe-RN

O Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Rio Grande do Norte (Gaepe-RN) é uma governança horizontal de diálogo e colaboração entre os governos locais, as instituições do setor público envolvidas na política educacional e a sociedade civil. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Articule e pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), parceiro na sua implementação. Idealizados pelo Instituto Articule, os Gaepes são resultado de um acordo de cooperação com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Educação. Saiba mais.