Atualizado em 04/08/2020

Ministério do Meio Ambiente reconhece trabalho executado pelo TCE na área de sustentabilidade

O Tribunal de Contas do Estado recebeu do Ministério do Meio Ambiente o Selo A3P, um reconhecimento pela implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no ano de 2019. O certificado confirma o monitoramento das ações e preenchimento completo de todos os requisitos referentes ao período, demonstrando o comprometimento do TCE na luta pela sustentabilidade. O mérito foi registrado pelo conselheiro Gilberto Jales na sessão desta terça-feira (5/8).

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementar práticas de sustentabilidade. A adoção da Agenda ambiental demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos. O TCE aderiu à agenda em março de 2018. 

“A A3P busca incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da Administração Pública, através do estímulo a ações que vão desde a mudança nos investimentos, compras e contratações de serviços pelo governo, passando pela sensibilização e capacitação dos servidores, pela gestão adequada dos recursos naturais utilizados e resíduos gerados, até a promoção da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho”, explicou Marilia Cunha Lima, responsável pelo Núcleo de Sustentabilidade do TCE.