Atualizado em 31/01/2025

Diretoria de Planejamento treina unidades do Tribunal de Contas para a utilização do sistema Atena

A Diretoria de Planejamento, Gestão e Governança do Tribunal de Contas Estado (TCE/RN) realizou, nesta sexta-feira (31), um treinamento com todas as unidades administrativas e técnicas sobre a utilização do sistema Atena para a elaboração do Plano de Ações Estratégicas para o biênio 2025/2026. O sistema Atena foi criado pela própria equipe do Tribunal e substitui o Chanel, que era usado até o ano passado.

“Fizemos a migração das informações ainda no ano passado para o novo sistema que não tem custo de manutenção por ter sido criado pelos técnicos do próprio tribunal e agora estamos dando esse treinamento porque com a mudança de gestão houve uma reestruturação no organograma do Tribunal e também mudança de pessoas nos setores, então precisamos adequar e dar esse treinamento para que tirar as dúvidas que possam existir”, diz Ricardo Villaça, diretor de Planejamento e Gestão, lembrando que a diretoria está à disposição para esclarecer dúvidas que ainda persistam.

Cada unidade tem até o dia 14 de fevereiro para colocar no Atena as ações estratégicas que planeja desenvolver no biênio para que os planos de ações Estratégicas, após aprovação pela Presidência, passem a integrar o Plano de Diretrizes do Tribunal de Contas.

Vinicius de Brito Filho, coordenador de Controle Externo, apresentou o novo sistema aos representantes das unidades e suas funcionalidades mostrando como cada órgão deverá gerir os projetos considerados prioritários seguindo os conceitos de gestão das ações estratégicas.

Plano de Ações

O presidente do TCE/RN, conselheiro Carlos Thompson, publicou a portaria que aprova o Plano de Diretrizes do TCE para 2025/2026, parte do Plano Estratégico que define as prioridades e os objetivos institucionais no biênio.

O Plano Estratégico faz parte do processo de planejamento do Tribunal que prevê a definição do Mapa Estratégico a ter seu detalhamento preenchido por cada unidade conforme modelo para que sejam alcançadas e possam ser auferidas as ações e seus desdobramentos ao longo do período, bem como os custos envolvidos e os recursos necessários para a obtenção das metas. 

Cada unidade deverá indicar um servidor responsável pelo lançamento, acompanhamento e atualização, no Sistema Atena, das informações constantes do respectivo Plano de Ações Estratégicas – PAE, servindo também de elo de comunicação entre a unidade e a Diretoria de Planejamento e Gestão (DPG), responsável pela análise, monitoramento e coordenação geral.

Entre os objetivos estratégicos já definidos estão: Fortalecer a correta e eficiente aplicação dos recursos públicos; Contribuir para a melhoria do desempenho e transparência da gestão pública; Aprimorar a gestão de controle externo do TCE/RN visando resultados; Garantir a efetividade das ações de controle; Aperfeiçoar a aplicação dos recursos financeiros do TCE/RN; Fortalecer a imagem dos Tribunais de Contas como instituições essenciais ao controle da Administração Pública e ao exercício da cidadania; Aprimorar a comunicação institucional do TCE; Aprimorar a gestão de pessoas e o desempenho profissional; Fortalecer o desempenho gerencial da área de governança; Assegurar recursos financeiros necessários ao cumprimento dos objetivos institucionais.